Governo de Manhuaçu traz cursos do PRONATEC

Manhuaçu

– Com o objetivo de proporcionar aos jovens mais chances para disputar o mercado de trabalho, com a qualificação adequada para atender as exigências da atualidade, as secretarias municipais do Trabalho e Desenvolvimento Social, bem como da Educação, estão trazendo para Manhuaçu vários cursos técnicos, por meio do PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

A aula inaugural aconteceu, na noite da última segunda-feira, 12, com a presença do Prefeito Nailton Heringer, a Primeira Dama Vânia Dantas Heringer, os secretários municipais de Administração, João Batista Hott, de Agricultura Eduardo Heringer, do Trabalho e Desenvolvimento Social, Macilon Breder, e da Educação, Gelvania Marques, além da coordenadora do NAT – Núcleo de Apoio ao Trabalhador, Ana Paula Barros Afonso. Em número expressivo, os alunos estão cadastrados para iniciar as aulas no dia dois de setembro.

O Pronatec é um programa de ação e de inclusão produtiva do Governo Federal que visa expandir e proporcionar condições à parcela mais vulnerável da população para conquistas de espaços no mercado de trabalho. Ele também integra pessoas de nível médio e de cursos de formação inicial, preparando-os para atender as necessidades do mercado, por meio da capacitação técnica.

Na aula inaugural, as informações foram repassadas, cuidadosamente, pela coordenadora do NAT, Ana Paula Afonso.

Cada aluno terá uma conta corrente e receberá R$ 2,00, por aula, auxílio alimentação e outros benefícios, como suporte, durante o curso.

Por ser um projeto piloto em Manhuaçu, os cursos a serem ministradas estão ligados às áreas de auxiliar administrativo, recursos humanos, auxiliar de tesouraria, balconista de farmácia, operador de caixa e intérprete de Libras.

A secretária municipal de Educação, Gelvania Marques, manifestou a alegria pela conquista do Governo Nailton Heringer, em receber os seis cursos para pessoas que precisam ser introduzidas no mercado, dando-lhes a oportunidade necessária e a garantia de um futuro promissor. “Os cursos iniciais serão direcionados para as áreas específicas, que venham a atender o perfil das inúmeras pessoas que, de certa maneira, precisam da colaboração e o apoio do poder público, para a formação profissional dentro do que é exigido atualmente” – frisou.

Um dos cursos mais procurados foi o de Libras, numa demonstração da vontade das pessoas em se prepararem para atenderem a demanda existente no mercado local.

O secretário municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Macilon Breder, ressaltou a importância dos cursos para atender a demanda existente em Manhuaçu. Segundo ele, há a preocupação de um levantamento no avanço dos cursos práticos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. “Hoje são 553 cursos de formação inicial e continuada em diferentes áreas, com duração mínima de 160 horas. Com o apoio do Executivo, certamente estaremos fazendo o melhor para os nossos munícipes” – disse.

 

MOTIVO PARA COMEMORAR O BOM RESULTADO

As 180 vagas abertas foram preenchidas por alunos que querem buscar a qualificação para o mercado do trabalho. A outra vantagem é que são oferecidas muitas oportunidades a profissionais que estarão trabalhando e alavancando a economia local. A Secretaria Municipal do Trabalho recebeu 683 currículos de professores. Os documentos são analisados por uma equipe técnica do PRONATEC, em Ouro Preto.

Ao cumprimentar os alunos, o Prefeito Nailton Heringer foi enfático em seu discurso. Disse que o município está iniciando um divisor na educação, uma vez que é impossível a pessoa ficar sem qualificação. Ao notar a presença expressiva de pessoas de faixa etária diferente, o Prefeito reforçou seu esforço para acelerar o início das obras do IF – Instituto Federal, para proporcionar melhor condição para que todas as pessoas possam estudar. “Queremos fazer de Manhuaçu uma cidade onde todos possam deter o conhecimento, fomentar a educação, o turismo e muito mais” – disse.

Ele anunciou que no próximo dia dezenove, segunda-feira, estará entregando um documento em Belo Horizonte, com a assinatura de 42 prefeitos da região, solicitando o empenho para a construção de um hospital regional, em Manhuaçu.

Ao sentir o bom humor do Chefe do Executivo Municipal, a aluna Nídia Gonçalves, de 62 anos, não se hesitou. Disse que já está numa outra fase, mas manifestou a vontade de fazer o curso para ser útil a outras pessoas. “Aproveito para parabenizar a todos pela oportunidade desses cursos e espero que o Prefeito possa estar a cada dia acreditando em dias melhores para a nossa cidade” – destacou a nova aluna.

 

 

 

 

 

 

Eduardo Satil – Manhuaçu Notícia

 

 

 

 

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *