sexta-feira, abril 26, 2024
Região

CBH Manhuaçu inicia mobilizações para processo eleitoral

O CBH – Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu – está realizando reuniões de mobilizações para a promoção do processo eleitoral de recomposição dos seus membros. A primeira reunião ocorreu em Manhuaçu, na tarde da última segunda-feira, 28, na sede da Câmara de Vereadores. Após a exposição inicial feita pela presidente do Comitê, Isaura Pereira Paixão, a professora Emilce Estanislau explicou sobre a função do CBH e como se dá sua composição.

Na quarta-feira, 30, a mobilização ocorreu em Simonésia, envolvendo também o município de Santana do Manhuaçu. O encontro foi avaliado como muito positivo, tanto pelo número de participantes, quanto pelo interesse no assunto, que foi amplamente discutido.

A agenda dos demais encontros está assim definida: dia 05/02, às 14:00h, em Ipanema, envolvendo também os municípios de Conceição de Ipanema, Pocrane, São José do Mantimento e Taparuba; dia 06, às 08:00h, em Mutum; e as 14:00h, na Câmara dos Vereadores de Lajinha, também entre os municípios de Durandé e Chalé; dia 07, às 13:00h, em Manhumirim, incluindo as cidades de Alto Jequitibá, Martins Soares e Alto Caparaó; e dia 14, às 09:00h, no Instituto Terra em Aimorés, envolvendo representantes de Resplendor, Santa Rita do Itueta e Alvarenga.

INSCRIÇÕES ABERTAS

As inscrições para a eleição de novos membros, com mandato 2013-2017, estão abertas desde o dia 21 de janeiro. O prazo para o cadastramento vai até 28 de fevereiro de 2013. Podem participar os usuários de água, como indústria, mineração, empresa de abastecimento e saneamento, além de organizações não governamentais que atuam na área de recursos hídricos, associações regionais, entidades de classe, instituições de ensino e pesquisa e representantes dos poderes públicos estadual e municipais.

No total são 72 vagas, entre titulares e suplentes, sendo 18 para os representantes do poder público estadual, 18 para os representantes dos poderes públicos municipais, 18 vagas para os usuários de recursos hídricos e 18 vagas para as entidades da sociedade civil.

As inscrições podem ser realizadas via correio ou pessoalmente nos endereços: CBH Manhuaçu, Rua Luiz Cerqueira, 75, segundo andar, sala 02, Centro, Manhuaçu, e no Instituto Mineiro de Gestão das Águas, na Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais, Prédio Minas, 1º andar, Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/n, Bairro Serra Verde, Belo Horizonte. Outras informações: http://comites.igam.mg.gov.br.

A BACIA

Localizada na margem direita do Rio Doce, na Zona da Mata, a bacia está inserida no Bioma da Mata Atlântica. O Rio Manhuaçu nasce na Serra da Seritinga, divisa dos municípios de Divino e São João do Manhuaçu, e deságua no Rio Doce, do qual é um dos principais afluentes pela margem direita.

A bacia possui extensão de 264 km, área de drenagem de 9.011 km², apresenta uma população estimada de 308.792 habitantes, em 28 municípios: Aimorés, Alto Jequitibá, Alvarenga, Caratinga, Central de Minas, Chalé, Conceição de Ipanema, Conselheiro Pena, Cuparaque, Durandé, Goiabeira,

Inhapim, Ipanema, Itueta, Lajinha, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Mutum, Pocrane, Reduto, Resplendor, Santa Rita do Itueto, Santana do Manhuaçu, São João Do Manhuaçu, São José do Mantimento, Simonésia e Taparuba.

ELEIÇÕES GLOBAIS

Os comitês de bacias hidrográficas de Minas Gerais terão eleições para renovação dos membros e para nova diretoria em 2013. O processo eleitoral acontecerá em 35 comitês e deverá ser finalizado até o dia 30 de junho, com o novo mandato até 2017.

A gerente de Apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Lilian Domingues, destaca que pela primeira vez haverá em Minas Gerais eleições globais, envolvendo todos os comitês estaduais no mesmo período, exceto o CBH Verde Grande, composto também por municípios do estado da Bahia. “A última eleição realizada nesse comitê foi em 2011, com mandato até 2015”, explica.

Lilian Domingues ressalta, ainda, a importância desse momento de renovação. “O processo eleitoral é um momento importante para os comitês, quando os membros são renovados e uma nova diretoria é eleita, ampliando assim a participação ao abrir espaço para novas instituições integrarem o Conselho”, explica.

Acompanhe o processo eleitoral dos comitês pelo site www.comites.igam.mg.gov.br.

Senisi Rocha, com informações de Camila Moura

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *