quinta-feira, abril 18, 2024
Nacional

Fundação de Arte de Ouro Preto lança editais de caráter artístico e cultural

Faop promove Concurso Nacional de Presépios e seleciona propostas para exposições na Galeria de Arte Nello Nuno

A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) lança, nacionalmente, dois editais de grande valor cultural e artístico: a seleção da Galeria de Arte Nello Nuno e o Concurso Nacional de Presépios. Ambas as inscrições são gratuitas e destinadas a todos os interessados, no período de 10 de outubro a 3 de dezembro.

A Faop, unidade da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, é uma instituição que tem como objetivo valorizar a arte em todas as suas dimensões e incentivar a preservação do patrimônio cultural. Para o diretor de Promoção e Extensão Cultural da Faop, Celmar Ataídes Júnior, a iniciativa possibilita novos espaços para produções artísticas e culturais. “Os dois editais pretendem fomentar e valorizar talentos, obras, técnicas e saberes. É a chance para que muitas pessoas mostrem seu potencial”, ressalta.

Chance de expor sua arte

O 12º processo seletivo para a programação da temporada 2013 de exposições da Galeria de Arte Nello Nuno é a oportunidade para que artistas, dos mais variados estilos, técnicas e regiões, mostrem o seu trabalho. Obras que se encaixam nas categorias de conservação e restauração, pintura, desenho, escultura, gravura, objeto, cerâmica, tapeçaria, fotografia, vídeo, instalação e outras linguagens plástico-visuais poderão ser expostas em um notável ambiente da cultura ouro-pretana.

Todas as exposições são gratuitas ao público, o que significa uma promoção artística e um acesso cultural significativo para a população em geral. O artista plástico Lucas Lamounier, que já expôs na Galeria de Arte Nello Nuno, acredita que “a galeria é um espaço democrático. Há projetos por parte da Faop que estimulam a construção de novos públicos, incentivando, principalmente, jovens e estudantes”.

Em 2012, a galeria expõe um total de 12 obras, entre trabalhos coletivos e individuais, com a assinatura de mais de 20 artistas. Artistas renomados, como Nazareth Pacheco, Antônio Sérgio, Rosana Paulino, Fernando Luccheci, entre outros, já marcaram presença nesse reconhecido centro de divulgação das manifestações da arte. A Galeria de Arte Nello Nuno funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, e aos sábados, das 9h às 14h, na rua Alvarenga, 694, bairro Cabeças, Ouro Preto.

Os interessados devem se inscrever mediante o envio de portfólios impressos e preenchimento de formulário específico. O regulamento, a planta da galeria, o edital completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Faop (www.faop.mg.gov.br).

Presépios: releitura de uma tradição popular

Em sua 40ª edição, o Concurso Nacional de Presépios visa a manter viva uma das mais importantes manifestações culturais e religiosas do Brasil. Próximo às festividades do natal, o concurso estimula experiências em criações contemporâneas, possibilitando, assim, releituras de uma antiga tradição. As criações podem ser feitas a partir de quaisquer técnicas, saberes e fazeres artísticos e artesanais.

As obras inscritas serão expostas na Galeria do Centro Cultural Fiemg (Praça Tiradentes, em Ouro Preto), no período de 14 de dezembro a 6 de janeiro. Os presépios também concorrem à premiação, conferida por um júri artístico e outro popular. O júri técnico divulgará o seu parecer no dia 14 de dezembro. Já o resultado do concurso pela votação popular será revelado a partir do dia 7 de janeiro de 2013. Os prêmios totalizam R$ 3.200,00.

A ganhadora do Concurso Nacional de Presépios, do ano de 2011, na categoria júri popular, Vanilda Moreira, comenta sobre a sua experiência: ”O concurso abre as portas quem quer mostrar o seu trabalho. Para mim, ver o reconhecimento da minha obra foi mais importante do que receber a premiação”, aponta.

Para participar, o presépio concorrente deve ser entregue na Casa Bernardo Guimarães (rua Alvarenga, 794, bairro Cabeças, Ouro Preto – MG) ou enviado pelo Correio, no mesmo endereço, juntamente com o formulário padrão disponível no site e nas casas da Faop. Mais informações, acesse o site www.faop.mg.gov.br ou entre em contato com a Diretoria de Promoção e Extensão Cultural da Faop pelo telefone (31) 3551-2014.

 

Agência Minas

Postado por Marta Aguiar

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *