quinta-feira, abril 18, 2024
Região

Ruralminas trabalha em desassoreamento de rios e córregos

 Para amenizar as consequências das fortes chuvas de verão no Estado, em especial nas regiões Sul e Zona da Mata, o Governo de Minas por meio da Fundação Rural Mineira (Ruralminas), está implementando o Programa de Desassoreamento de Rios e Córregos.

A previsão é de que, até o fim deste ano, 15 municípios sejam beneficiados pelos serviços que vem sendo implementados desde o semestre passado. Ao todo, com investimentos de R$ 6 milhões, deverão ser atendidas 248 cidades que enfrentaram enchentes nos três últimos períodos de chuva.

O desassoreamento é um processo de remoção de material de sedimentação e poluição acumulada no decorrer do tempo e que fica dentro do curso d’água, facilitando o escoamento das águas. Esse processo tem o objetivo de evitar enchentes na época de chuva, quando o volume de água dos rios aumenta consideravelmente.

O coordenador do Programa, Luiz Flávio de Oliveira Farnezi explica que as medidas são preventivas e pretendem amenizar os efeitos da ocorrência de novas enchentes, que poderão causar prejuízos às populações urbana e rural. Para a execução dos trabalhos são utilizados tratores de esteira, escavadeiras hidráulicas e caminhões basculantes.

Em caráter emergencial os municípios de Alagoa e Itamonte, no Sul de Minas, já foram atendidos no início deste ano. A medida evitou que novas enchentes ocorressem nessas cidades. Os municípios de Lamim, na Zona da Mata, e Porteirinha, no Norte de Minas, também já foram beneficiados. Atualmente as obras estão em andamento em Lajinha, no Leste do Estado, e em Simão Pereira e Ponte Nova, na Zona da Mata.

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *