quinta-feira, abril 18, 2024
Região

Escola de Sacramento recebe artistas latino-americanos

A Escola Estadual de São Sebastião do Sacramento realizou com sucesso uma nova edição do Circuito Cultural Arte entre os Povos. Promovido neste final de semana, o evento que tem a proposta de estimular um intercâmbio cultural entre o Brasil e países vizinhos mobilizou escola e comunidade. Entre os presentes, a Superintendente Regional de Ensino de Manhuaçu, Patrícia Lima Fialho, e o Diretor Municipal de Cultura, Fabrício Santos.

Bem elaborada, a programação contou com shows musicais, exposições artísticas e oficinas de dança, desenho e de artes plásticas. Houve total interatividade entre os artistas regionais – representando a cultura brasileira – e os representantes de Cuba, Chile e da Argentina, durante o evento no distrito de Manhuaçu.

Soy Loco por Ti America

Com portões abertos à comunidade, o evento contou com atividades como a realização de Painel de debates – com o tema “Desvendando Mitos e Verdades”- reunindo representantes de Cuba, Argentina e Chile e tendo como mediadores o Professor Valdete Marcial (História) e os Analistas da SRE/Manhuaçu, Douglas Bertolace (Geografia) e Magda Coura Berbert Nunes (História), além de professores e alunos do ensino médio.

Também foram organizadas oficinas de arte e de dança coordenadas por Adela Hilda Gutierrez e Francisco Rivero (Artes Plásticas) e Hilda De La Cruz (Dança).

O público acompanhou também palestra sobre a América Latina, ministrada pelo Historiador Bolívar Gomes de Almeida, membro da Associação Cultural José Marti, em Porto Alegre (RS).

A Companhia de Teatro América Latina também chamou a atenção dos estudantes e convidados, durante apresentações especiais no palco.

Shows musicais também integraram a programação, com apresentações dos artistas Gabo Cerqueira Pablo Fernandes, Felipe Aranda (Chile), Ilén de La Cruz (Cuba) e de Zezé (São Sebastião do Sacramento – rep. o Brasil).

Os autores Luis Carlos Batista e Valdete Paulo Marcial apresentaram recital de poesias e houve exposição de obras do artista plástico Fabrício Santos (Diretor Municipal de Cultura de Manhuaçu), além de quadrilha, roda de viola, teatro e sarau literário dos alunos da EE São Sebastião do Sacramento.

Em entrevista à Rádio Manhuaçu, Elizete Maria da Silva, de equipe de organização, fez excelente avaliação da segunda edição deste evento cultural na escola que atende estudantes dos ensinos fundamental e médio. “O evento foi um sucesso e superou nossas expectativas, atingindo nosso objetivo maior que foi a integração. Artistas chilenos, cubanos e argentinos interagiram com artistas locais, em um agradável intercâmbio cultural. Houve oficinas de dança, com salsa e outros ritmos. Os alunos fizeram uma apresentação no encerramento da programação, demonstrando como foi o aprendizado. Também houve espaço para o forró, como um ritmo local, enfim, tivemos acesso a mais informações sobre a cultura latino-americana. Todos os estudantes se entusiasmaram com o evento, demonstrando-se abertos a estas informações. A escola de São Sebastião de Sacramento participa deste evento pela segunda vez. Na primeira vez, nosso colega, o Supervisor Ismar obteve este contato para a escola. Agradecemos a toda a comunidade, sem exceção, ao apoio total de comerciantes e moradores para que realizássemos este evento cultural com sucesso”, destacou Elizete.

Thomaz Júnior – portalcaparao@gmail.com /Parceiros do manhuacunoticia.com.br

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *