domingo, 20 de Maio de 2018
Manhuaçu Notícia – Notícias e informação de Manhuaçu e Região

Mergulhadores buscam vítimas de acidente em barragem no Amapá

Marta Aguiar 30 de Março de 2014 Nacional

– Mais dois mergulhadores do Corpo de Bombeiros do Amapá devem chegar na tarde deste sábado (29) para auxiliar nas buscas pelos desaparecidos no acidente ocorrido na construção da Hidrelétrica de Santo Antônio, em Laranjal do Jari, a 265 quilômetros de Macapá. No local, o tenente coronel Paulo Quaresma informou que dois homens já iniciaram as buscas.

De acordo com os bombeiros, quatro pessoas estão desaparecidas por causa do rompimento da barragem. Inicialmente, a corporação chegou a informar que o número de funcionários sumidos era de sete. A empresa responsável pela obra, o consórcio EDP, não confirmou as informações, mas em ocorrência na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Laranjal do Jari registrou o desaparecimento dos trabalhadores.

Quaresma afirmou que foi a braçadeira, estrutura que sustenta a barragem secundária feita de aterro, que se rompeu. “É uma estrutura antiga que foi utilizada para realizar o desvio do Rio Jari. O acidente ocorreu por volta das 3h da manhã do sábado com o desmoronamento da estrutura”, declarou.

A ECE Participações S.A executa a obra. Ela faz parte do consórcio EDP, responsável pela construção da hidrelétrica. A empresa ECE informou em nota que houve alagamento de uma área por causa do nível da cheia do Rio Jari.

“Devido aos níveis de cheias excepcionais, houve o alagamento da área confinada da Casa de Força, o que surpreendeu alguns funcionários que estavam no local”. Ainda segundo a nota, não há risco de inundação para as comunidades próximas a Cachoeira de Santo Antônio.

Comandante do Corpo de Bombeiros, Miguel Rosário (Foto: Dyepeson Martins/G1)

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Miguel Rosário, informou que o reconhecimento da área já foi realizado pelos mergulhadores.

“As buscas já iniciaram com a companhia de bombeiros do município e serão reforçadas com a chegada dos mergulhadores para haver o revezamento no trabalho. Ainda não sabemos se poderá haver aumento no efetivo de militares”, afirmou o comandante, que se desloca na tarde deste sábado para Laranjal do Jari, acompanhado por uma comitiva do governo do Amapá.

 

 

 

 

 

Veja a lista de desaparecidos:

Uverlando de Souza Lima

Trancredo Coelho de Souza Silva

Altenizio Tavares Cardoso

Antônio Marques Filho.

 Hidrelétrica

Local do alagamento na Hidrelétrica de Santo Antônio (Foto: Francisco Pilha/Arquivo Pessoal)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A construção da hidrelétrica de Santo Antônio do Jari iniciou em agosto de 2011. Segundo a EDP, consórcio responsável pela obra, a usina terá capacidade instalada de 373,4 MW, com início de operação previsto para 2014. A geração de energia é suficiente para manter um estado 5 vezes maior que o Amapá, que tem população de 669.526 habitantes (Censo 2010).

O projeto contempla uma linha de transmissão própria de cerca de 20 quilômetros, e interligará o Amapá ao sistema nacional através do circuito Tucurui-Macapá-Manaus.

G1 – Manhuaçu Notícia

Gostou? Então compartilhe!

Deixe um comentário