quinta-feira, maio 23, 2024
DestaqueNacional

Inscrições para o Processo Seletivo 2023/1 do IF Sudeste MG terminam em poucos dias

Esta é a última semana de inscrições para o Processo Seletivo 2023/1 do IF Sudeste MG, que formará as turmas para o primeiro semestre letivo de 2023. Dia 31 é o último dia para se inscrever, e o pagamento da taxa precisa ser feito até o dia 1º de novembro, caso contrário, a inscrição não será efetivada.

Para concorrer a uma das 4 mil vagas, o estudante deve se inscrever até a próxima segunda-feira, 31 de outubro. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo, mesma página que dá acesso a todos os editais.

As mais de 4 mil vagas estão distribuídas em diferentes modalidades nos campi: Barbacena (cursos técnicos, graduação e pós-graduação), Bom Sucesso (cursos técnicos e graduação), Cataguases (cursos técnicos e pós-graduação), Juiz de Fora (cursos técnicos, graduação e pós-graduação), Manhuaçu (cursos técnicos, graduação e pós-graduação), Muriaé (cursos técnicos, graduação e pós-graduação), Rio Pomba (cursos técnicos, graduação e pós-graduação), Santos Dumont (cursos técnicos, graduação e pós-graduação), São João del-Rei (cursos técnicos, especialização técnica, graduação e pós-graduação) e Ubá (cursos técnicos). Dentre as 4237, há 491 vagas que serão oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada – SiSU, através de edital próprio a ser divulgado.

O valor da taxa de inscrição vai de R$25 a R$60, conforme a modalidade. Não será cobrada taxa de inscrição para participação no Processo Seletivo para os cursos técnicos PROEJA, concomitante/subsequente, subsequente e especialização técnica.

A forma de seleção também varia de acordo com a modalidade. Para os cursos técnicos PROEJA, concomitante/subsequente, subsequente e especialização técnica, a seleção será efetuada por sorteio, no dia 15 de dezembro, a ser transmitido pelo canal oficial do YouTube do IF Sudeste MG através do link https://www.youtube.com/c/IFSudesteMGvideos.

A seleção para ingresso nos cursos técnicos integrados se dará através de prova objetiva, que será realizada no dia 11 de dezembro de 2022 (domingo), das 8h15 às 11h45, nos municípios de Barbacena, Juiz de Fora, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei.

Para os cursos de graduação, a seleção será realizada em fase única, através de  prova objetiva e prova de redação, no dia 11 de dezembro de 2022 (domingo), das 14h15 às 18h45. As provas serão aplicadas nos municípios de Barbacena, Bom Sucesso, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei.

As vagas da pós-graduação lato sensu serão distribuídas através de seleção, conforme etapas previstas em edital. A seleção varia de curso para curso. A seleção da pós-graduação stricto sensu será realizada em três etapas: avaliação de projeto de pesquisa/proposta de trabalho (eliminatória/classificatória); análise do currículo (classificatória) e apresentação do projeto de pesquisa/proposta de trabalho e avaliação do domínio de conteúdo do projeto e da área (eliminatória/classificatória).

Todas as informações estão disponíveis nos editais, publicados no site oficial do Processo Seletivo: www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo.

 

Coordenação-Geral de Comunicação Social e Marketing
IF Sudeste MG | Reitoria

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.