sexta-feira, julho 12, 2024
DestaqueNacional

TRE-RJ vai oferecer fone de ouvido ao eleitor com deficiência visual

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro vai disponibilizar fones de ouvido descartáveis para os eleitores com deficiência visual, usarem a função de áudio da urna, durante a votação.

A funcionalidade permite ouvir o número digitado, o nome do candidato, além do cargo e instruções sobre as teclas “confirma”, “corrige” e “branco”.

Para aqueles que já possuem o registro de deficiência visual no cadastro eleitoral, a função de áudio da urna será habilitada automaticamente. Caso a pessoa com deficiência visual não tenha informado previamente sua condição à Justiça Eleitoral, o sistema poderá ser ativado pelo mesário.

Nas eleições deste ano, o Formulário para Identificação de Eleitora e Eleitor com Deficiência ou Mobilidade Reduzida será disponibilizado no próprio local de votação para atualizar essas informações.

Entre as mais de 156 milhões de pessoas aptas a votar em 2022, mais de 1,2 milhão eleitores declararam ter algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida.

*Com supervisão de Sheyly 

Por Lucas Coelho* – estagiário da Rádio Nacional – Brasília

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.