quinta-feira, abril 18, 2024
DestaqueRegião

Qualifica CEAE foi tema de Reunião da SRS Manhuaçu

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde, realizou no dia 01º de abril, na sede do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) em Manhuaçu, a primeira reunião do comitê Qualifica CEAE. O objetivo do encontro foi apresentar orientações quanto à sistemática do comitê, bem como seus objetivos, atividades e ações que devem ser executadas pelos seus membros, conforme previsto na Resolução SES/ MG nº 7918 de 09 de dezembro de 2021.

Participaram da reunião integrantes indicados pelos municípios pertencentes ao CEAE, além de representantes do Centro Estadual de Atenção Especializada e equipe técnica da SRS Manhuaçu.

“Um dos objetivos do QualificaCEAE é acompanhar os serviços prestados, melhorar a capacidade técnica, gerencial e financeira dos Centros Estaduais de Atenção Especializada, cabendo a proposição de estratégias para e efetivação do compartilhamento do cuidado entre a Atenção Primária à Saúde e a Atenção Ambulatorial Especializada, respeitando as diretrizes do programa”, explicou Rogéria Louback, referência técnica de atenção à saúde da SRS Manhuaçu.

Na reunião, foi apresentada a carteira de serviços realizados pelo CEAE com sede em Manhuaçu, bem como os pontos de atenção para ampliação dos atendimentos realizados pela unidade. “É um importante passo para buscarmos melhorias no atendimento e assistência prestada. Tivemos a oportunidade de apresentar o plano de trabalho para 2022, bem como as estimativas de gastos e estratégias para mostrar a importância do CEAE para o território”, detalhou o Diretor Administrativo do CEAE, Leonardo Mota de Sales.

“Para a gestão da saúde, se faz importante essa integração, principalmente nesse momento que estamos trabalhando no território a construção e implantação da Rede de Urgência e Emergência. Todas as etapas de construção da nossa Rede de Atendimento foi amplamente debatidas com a participação ativa de todos. Tenho a inteira convicção de que podemos fortalecer o CEAE e mostrar a importância dessa unidade para o território ”, explicou Juliano Estanislau Lacerda, superintendente regional de saúde de Manhuaçu.

A coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da SRS Manhuaçu, Juliana Mariano, explicou que todas as ações realizadas pelo QualificaCEAE serão registradas e encaminhadas pela Unidade Regional para ciência em CIB (Comissão Intergestores Bipartite). “Estamos empenhados em melhorar ainda mais a assistência na microrregião de Manhuaçu e nosso objetivo é tentar levar esse serviço também para a microrregião de saúde de Carangola, que ainda não possui CEAE”, pontuou a coordenadora.

Sobre o QualificaCEAE

O Núcleo da Qualidade (QualificaCEAE) caracteriza-se como um espaço colegiado de caráter consultivo para discussão e construção de consensos e tem em sua composição dois representantes do Centro Estadual de Atenção Especializada (gerente e coordenador assistencial), dois representantes da Unidade Regional de Saúde vinculados à Atenção Ambulatorial Especializada e Atenção Primária à Saúde, um representante do município sede do serviço e 3 representantes dos 23 municípios da área de abrangência.

Centro Estadual de Atenção Especializada

Os CEAE ofertam serviços de saúde ambulatoriais especializados e também de abrangência, sendo organizados de acordo com as linhas de cuidados prioritárias e recursos disponíveis. Os Centros de Atenção de Atenção Especializada atuam como pontos estratégicos da média complexidade ambulatorial na Rede de Atenção à Saúde.

As linhas de cuidados prioritárias são Materno-Infantil, Saúde da Mulher com ênfase na propedêutica do câncer de colo de útero e mama, Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus e Saúde do Idoso. A unidade do CEAE em Manhuaçu é financiado pelo Governo de Minas Gerais e gerido pelo município. Atualmente, o Centro é referência para os 23 municípios da microrregião de saúde de Manhuaçu.

Texto e Foto:  Antonio Rodrigues – ASCOM – SRS MANHUAÇU 

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.