SRS Manhuaçu alerta sobre os cuidados contra a tuberculose

O Dia Mundial da Tuberculose é celebrado em 24 de março.  A data foi criada para alertar sobre uma das principais causas infecciosas de morte do mundo e sugerir ações efetivas no combate à doença que ainda causa impacto na saúde – e está presente nos municípios que fazem parte da área de abrangência da Superintendência Regional de  Saúde (SRS) de Manhuaçu.

De acordo com a referência técnica em tuberculose da SRS Manhuaçu, Helena Cotrim Furtado, com a pandemia da covid-19, a eliminação da tuberculose como problema de saúde pública ficou ainda mais distante. “As condições socioeconômicas desfavoráveis de um número maior da população é um dos fatores que influenciam”, destacou Helena.

Ela alertou ainda que a maior parte dos municípios da SRS já apresentou casos de tuberculose nos últimos cinco anos, sendo necessário fortalecer as estratégias para a manutenção do diagnóstico, do tratamento e da prevenção da doença. “É importante que os profissionais de saúde continuem promovendo ações em seus municípios, que colaborem para o diagnóstico precoce da doença, como a busca ativa do sintomático respiratório, realizem o exame dos contatos, o tratamento da infecção latente da tuberculose quando indicado, ofereçam exames e o tratamento oportunamente, culminando com a cura do paciente”, finalizou.

Já o superintendente regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda, destacou a integração entre os serviços de saúde. “A boa interlocução entre as equipes regionais e municipais de vigilância em saúde e de atenção primária à saúde é condição fundamental para a promoção do diagnóstico oportuno, para o tratamento adequado e para redução da incidência da doença em nossa população”, justificou.

Na prática
No último dia 22 de março a equipe da Estratégia de Saúde da Família do distrito de Dom Corrêa, pertencente ao município de Manhuaçu, juntamente com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família(NASF) realizou uma ação preventiva à tuberculose. A ação contou com a participação da comunidade que além de informações importantes, pôde aferir pressão arterial e glicemia. A população foi orientada quanto aos cuidados, sinais, sintomas e prevenção da tuberculose.

Números
Dos 34 municípios da área de abrangência da SRS Manhuaçu, 32 notificaram pelo menos um caso de tuberculose entre os anos de 2017 e 2021. Nesse período foram 71 casos diagnosticados na microrregião de saúde de Carangola e 234 casos registrados nos municípios que compõem a microrregião de saúde de Manhuaçu, somando um total de 305 casos no território. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

De acordo com o Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose, elaborado pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose, com a participação de gestores estaduais e municipais, academia e sociedade civil, as metas são a redução do coeficiente de incidência para menos de 10 casos por 100 mil habitantes e de mortalidade para menos de um óbito por 100 mil habitantes até o ano de 2035.

Por Antonio Rodrigues com informações SECOM – Prefeitura de Manhuaçu
Fotos : SECOM Prefeitura de Manhuaçu

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.