sexta-feira, abril 19, 2024
DestaqueRegião

Serviços de Saúde Mental na área da SRS de Manhuaçu serão ampliados em 2022

Pensando nas pessoas que sofreram algum efeito psicológico por conta do isolamento social e da nova rotina instaurada pela pandemia de covid-19, e também naqueles pacientes que já tinham algum sofrimento mental anterior à pandemia e que, buscaram atendimento para manter a situação sob controle, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu, por meio do Núcleo de Saúde Mental, tem realizado frequentemente reuniões de alinhamento com as referências técnicas em Saúde Mental dos municípios que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (Raps).Marcos Alexandre Farias de Moreira, referência em Saúde Mental da SRS-Manhuaçu, explica que os encontros fazem parte de um planejamento de ações a serem implementadas em 2022.  “Além de falar sobre da composição já existente e da importância de fortalecer a rede, apresentamos todos os trâmites para implantação de novos serviços para promoção à saúde mental no território”, explicou.

Na quarta-feira (30/11), a psicóloga Nairely Luiza da Costa, referência técnica em Saúde Mental do município de Luisburgo, esteve reunida com a equipe da SRS-Manhuaçu e falou sobre a intenção de o município implantar um Centro de Convivência. “Reuniões de alinhamento são importantes para o início de um trabalho, com olhar acolhedor, principalmente nesse momento complexo que a pandemia proporcionou. Saio daqui com uma agenda de visitas em outros municípios que já possuem experiências exitosas e com planejamento seguro para novas ações em 2022”, relatou.

Apesar de o município de Luisburgo ser referenciado para o Caps II de Manhuaçu, a gestão municipal manifestou interesse em oferecer atendimento no próprio município. A partir dessa manifestação, a equipe da SRS diagnosticou a real possibilidade de implantação do Centro de Convivência, que é um dispositivo vinculado à Atenção Primária, que oferta a reabilitação psicossocial e a possibilidade de geração de trabalho e renda para o usuário. Segundo o superintendente regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda, a missão da equipe da SRS é apoiar e oferecer todo amparo para o fortalecimento das equipes de saúde mental dos municípios, fazendo toda articulação com as referências técnicas e acompanhamento de perto das demandas da rede de assistência à saúde.

Planejamento para 2022

A equipe da Superintendência Regional de Saúde explicou que o planejamento para o próximo ano prevê a implantação de um Centro de Convivência na cidade de Luisburgo,  para proporcionar a inserção social, por meio de recursos socioculturais como  oficinas de artes visuais, artes plásticas, música, artesanato, literatura, cerâmica, bordado, entre outras atividades. Atualmente, existem outros 4 centros de convivências no território. Além disso, há no planejamento a criação de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps I) no município de Matipó. A pactuação em Comissão Intergestores Bipartite (CIB) está prevista para fevereiro.

TEXTO e FOTO: Antonio Rodrigues / ASCOM SRS Manhuaçu

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.