quarta-feira, abril 24, 2024
Região

1ª Conferência discute solução para o trânsito de Manhuaçu

Manhuaçu

-Com expressiva participação popular, o Conselho Municipal de Trânsito de Manhuaçu garante que a primeira Conferência Municipal de Trânsito foi realizada com sucesso. No último sábado (24), autoridades civis, militares e a sociedade organizada esteve presente no anfiteatro da Câmara de Vereadores para discutir o futuro do trânsito no município.

Participaram da mesa de honra a prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães; secretário de planejamento e vice-presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Bruno Spínola; palestrante, Dra. Nádia Cristina dos Santos Sudário; presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos; delegado de Polícia Civil, Henrique Matheus Rabello, que representou o delegado geral e presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Carlos Roberto Souza; presidente da Câmara de Manhuaçu, Jorge do Ibéria; presidente do COAMMA e  1ª secretária Conselho Municipal de Trânsito, Marinês Bragança; e tenente Ramon, representando capitão Jésus.

A prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães, comemorou a expressiva participação popular durante o evento. “Estamos muito felizes com a quantidade de pessoas que esteve conosco na conferência e com a qualidade das propostas apresentadas. Diferente de outras cidades, em que as pessoas citam obras, saúde e educação como assuntos primordiais, em Manhuaçu, trânsito e segurança pública são os assuntos mais relevantes e discutidos na sociedade manhuaçuense”.

A partir da realização deste evento, o município estará apto a criar o Conselho Municipal de Trânsito e o Departamento Municipal de Trânsito, que funcionará na Secretaria de Planejamento. Para lotar este novo setor da Prefeitura, Cici Magalhães afirma que o edital do concurso público dos agentes de trânsito já está em andamento.

 

POSSE DOS CONSELHEIROS E PALESTRA

Em primeiro ato, a I Conferência Municipal de Trânsito deu posse aos novos conselheiros. São eles: da Secretaria de Planejamento Bruno Spínola (titular) e Tarcísio da Rocha Sathler (suplente); da Secretaria de Obras Altair Gomes (titular) e Erick Leopoldo Feres Miranda (suplente); da Procuradoria Jurídica do Município Hélio José dos Santos Júnior (titular) e Geniro Cassius Romeiro Campos (suplente); do COAMMA Marinês Bragança (titular) e Paulo José Vieira (suplente); da PMMG capitão Jésus Cássio de Abreu Júnior (titular) e tenente Amilton Dias Júnior (suplente); PCMG delegado Carlos Roberto Souza (titular) e delegado Henrique Mateus Rabello (suplente); Bombeiro Militar tenente Flávio Augusto Pires da Mota (titular) e sargento Leonardo de Freitas (suplente); CDL Dângelo dos Santos Maurício (titular) e Rosângela Alves Labanca (suplente); Portadores de Deficiência Aguinaldo Alves dos Santos (titular) e Priscila Donan Lopes (suplente).

A diretoria do Conselho Municipal de Trânsito é composta pelo delegado Carlos Roberto Souza (presidente); Bruno Spínola (vice-presidente); Marinês Bragança (1ª secretária) e Hélio José dos Santos Júnior (2º secretário).

Em seguida, os presentes participaram de palestra ministrada pela Dra. Nádia Cristina dos Santos Sudário. Segundo ela, é fundamental destacar que todos fazem parte de um trânsito seguro, ou seja, todos têm direitos e deveres a seguir. “Os condutores, ao saírem dos veículos, serão pedestres, ciclistas ou irão utilizar o transporte público. Todos devem estar engajados no trânsito. Não adianta apenas a Prefeitura e os demais órgãos públicos fazerem a sua parte, se o cidadão não colaborar”.

A palestrante também explicou a necessidade de ter o tripé fiscalização, educação e respeito, e engenharia de tráfego bem consolidados para que haja uma melhor fluidez do trânsito.

 

OBJETIVOS ALCANÇADOS

Além de dar posse aos novos conselheiros eleitos, o objetivo da I Conferência Municipal de Trânsito foi captar a vontade popular quanto às soluções para o presente e futuro do trânsito de Manhuaçu. Através destas discussões foram colhidas as críticas que serão executadas pelo Departamento Municipal de Trânsito, que já está sendo estruturado.

O secretário de Planejamento e vice-presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Bruno Spínola, avaliou como positiva não só a participação popular, mas também o nível das ideias propostas durante a conferência. “Estamos muito animados com os resultados. Temos certeza de que este foi o primeiro passo para transformarmos a educação e o comportamento das pessoas que participam do nosso trânsito. Saímos deste evento com a certeza de que governo e população precisam estar unidos em prol de um trânsito melhor”, comemorou Bruno.

As propostas foram lavradas e aprovadas pela plenária, seguindo para diretrizes do Departamento Municipal de Trânsito. A I Conferência Municipal de Trânsito foi dividida em quatro eixos temáticos: acessibilidade e mobilidade urbana, transporte público, normatização e intervenção no trânsito transporte de cargas e de passageiros na região urbana.

Confira as propostas aprovadas na I Conferência Municipal de Trânsito.

ACESSIBILIDADE

I Educação continuada da mobilidade urbana acessível;

II Fiscalização;

III Regulamentação das Leis Municipais de mobilidade com foco na acessibilidade;

IV Passeios públicos (calçadas) acessibilidade para todos os tipos de pedestres;

V Levantamento das vagas de idoso e PCD, placas e semáforos de pedestres;

VI Orientações nas emissões de alvarás de construção com foco na acessibilidade;

VII Transporte adaptável (táxi, ônibus);

VIII Comércio ambulante;

IX Convênios com entidades para assessoria técnica (ex. Crea-MG)

 

TRANSPORTE DE CARGAS E COLETIVOS NO PERÍMETRO URBANO

Transporte Público

I Vias diretas e implantação do circular em determinadas vias. Pesquisa de opinião pública quando da renovação do contrato com a concessionária (origem, destino, embarque e desembarque).;

II Criação e regulamentação de Moto-taxi e transporte por aplicativo;

III Volta do trocador ou uso obrigatório do cartão recarregável com aumento de postos de vendas do cartão nos pontos de ônibus;

IV Recuo (baia) do ponto da praça Cordovil Pinto Coelho e onde mais comportar;

V Microonibus e/ou vans para atendimento com mais rapidez os  bairros através de um sistema integrado de tarifas;

VI Melhoria do atendimento aos distritos com ampliação de linhas de ônibus e fiscalização de transporte clandestino;

VII Implantação do taxímetro e melhor fiscalização qd+4edos serviços de taxi;

VIII Afixação de informativo dos horários e linhas de ônibus nos pontos e que sejam cobrados agilidade e rapidez;

IX Melhor sinalização dos pontos de ônibus e que a parada seja realizada no local adequado.

 

TRANSPORTES DE CARGAS E COLETIVOS NO PERÍMETRO URBANO

I Analise Técnica dos pontos de carga e descarga de mercadorias, para estabelecimento de horário de funcionamento;

II Criação de uma central de carga e descarga fora da Cidade, evitando assim a entrada de grandes caminhões na Cidade (Centro de Distribuição);

III Aumentar as ruas de saída da cidade para a BR, melhorando assim o escoamento dos carros e o transito nos horários de mais movimento.

IV Estabelecer o desembarque dos alunos das faculdades do bairro coqueiro na rodoviária ou na Rua Luiz Quintino;

 

NORMATIZAÇÃO E INTERVENÇÃO NO TRÂNSITO

I Estacionamento rotativo no centro da cidade

II Alvará de evento especial no centro da cidade passar pela apreciação prévia do conselho de transito da cidade

III Utilização do estádio JK  para uso de eventos

IV Reaver a área da Coopertran para o poder público municipal

V Abertura da saída da Rua Monsenhor Gonzalez para a Br 262, sentido único de saída sentido ao trevo do cafeicultor

VI Campanha educativa específica sobre trânsito (votada não). Sugestão seguir resolução estabelecida anualmente pelo CONTRAN

VII Contorno rodoviário da MG 111 e br 262

VIII Estudo técnico do fluxo viário do trânsito de Manhuaçu para ser apresentado ao conselho municipal de trânsito para aprovação. (faixas, fluidez do transito, semáforos)

IX Adequação dos redutores de velocidade e faixas elevadas

 

 

Secretaria de comunicação Social 

Prefeitura de Manhuaçu

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.