sábado, abril 20, 2024
Região

Educação lança Pacto para Alfabetização na Idade Certa em Manhuaçu

 Manhuaçu

-Mais de trezentos profissionais que atuam nas escolas municipais de Manhuaçu participaram da solenidade de lançamento do PNAI 2017/2018 (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), na manhã de sexta-feira, 01, na EM Ponte da Aldeia. A Mesa Diretora foi integrada pela Secretária Municipal de Educação, Luizaura Januário; Superintendente Regional de Ensino, Vitória Magalhães Serri; Diretora M. de Educação, Dilma Resende; Coordenadora Regional, Clarice Alves de Almeida Maciel, e Coordenadora Local, Telma Natal da Silva.

Após os pronunciamentos, foi servido um saboroso café da manhã aos participantes, e, em seguida, a programação teve sua continuidade com palestra técnica sobre o pacto.

O PNAIC tem como público-alvo os professores e alunos da rede municipal de Educação. O pacto é um acordo formal, assumido pelo Governo Federal, estados, municípios e entidades. Busca-se trabalhar os problemas de alfabetização existentes, de modo a corrigi-los para que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Criado em 2012, o Pacto Nacional de Alfabetização é um compromisso formal assumido pelos governos federal, Distrito Federal, estados e municípios para atender a meta 5 do Plano Nacional da Educação, que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental.

 

A proposta do Pacto aos professores que atuam com as crianças da Educação Infantil é a de oferecer formação para que eles possam desenvolver, com qualidade, o trabalho com a linguagem oral e escrita, em creches e pré-escolas.

A edição do Pacto Nacional de Alfabetização prossegue até junho de 2018 e também atenderá professores e coordenadores pedagógicos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e articuladores e mediadores de aprendizagem das escolas que fazem parte do Programa Novo Mais Educação.

 

 

Sec: de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu – Manhuaçu Notícia

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.