Manhumirim elabora Plano Municipal de Saneamento Básico

Manhumirim

manhumirim-plano-saneamento-basico.jpg5– A Prefeitura de Manhumirim realizou audiência pública para apresentação e aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico, com expressiva participação popular, delegados da Comissão responsável pelo PMSB, secretariado municipal e de representantes de segmentos sociais, além de autoridades locais, na noite desta Terça-feira, 23, no salão nobre do Colégio Santa Teresinha, no centro. A Prefeita Darci Braga fez seu pronunciamento na abertura da solenidade. Ela destacou a importância deste trabalho de planejamento relacionado à situação atual e investimentos futuros para o abastecimento de água, a drenagem das águas pluviais, o recolhimento e destinação do lixo e o tratamento do esgoto.

Ela ainda mencionou os esforços da Administração Municipal para a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) e da reestruturação da rede de esgoto de toda a cidade, além da possibilidade de ter acesso a novos recursos dos Governos Federal e Estadual, com este documento em mãos. Além da prefeita Darci, também presentes à solenidade o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Roberto Belarmino (Bob); Representante da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), Francisco Sérgio Abucater Lima; Vereadores Ivan Caetano, Hélio Mendonça e Dário Veiga; Diretor da Probras, Carlos Roberto Freitas Borges, e Analista Ambiental da empresa, Humberto Cunha; Rep. da CBH Águas do Rio Manhuaçu, Flávia Dias, e Tenente Amilton Júnior – Comandante de Policiamento Militar de Manhumirim.

O PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico) foi elaborado pela Prefeitura em parceria com a empresa Probras – Empreendimentos Sanitários. Após os pronunciamentos das autoridades, houve a apresentação do plano, pelo analista ambiental Humberto Cunha. Em seguida, foi concedida palavra franca aos presentes que, na oportunidade, esclareceram suas dúvidas e apresentaram reivindicações quanto a melhorias que necessitam ser feitas em alguns pontos da cidade. Neste espaço de pronunciamento, foram pontuadas ainda iniciativas diversas em defesa da água e qualidade de vida em Manhumirim, como o trabalho que o Sindicato dos Produtores Rurais realiza em parceria com a FAEMG para a recuperação de nascentes no município e o bem-sucedido Projeto Aguapé – com a cooperativa para o recolhimento do lixo-. Os questionamentos foram devidamente esclarecidos e as reivindicações populares acolhidas pela prefeitura. Também foi explicado pelos consultores que o plano tem duração de quatro anos, e, após, este período ele deve ser atualizado com as reformulações necessárias, apontadas pela população. Ainda na cerimônia, o Plano Municipal de Saneamento Básico foi colocado em votação e aprovado pelos delegados integrantes da comissão organizadora.

Ass. de Comunicação – Prefeitura de Manhumirim – Manhuaçu Notícia

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *