sábado, abril 20, 2024
Nacional

Aedes aegypti espalha epidemia no país e no mundo

Manhuaçu

mosquito-dengue-Um mosquitinho tão pequeno com um poder destrutivo avassalador, espalha no Brasil e no mundo uma epidemia assustadora.
A Dengue mata, principalmente nos casos de Dengue hemorrágica, onde deixa as pessoas desfiguradas. Como se não bastasse, ele ainda transmite a febre chikungunya e zika.
De acordo com Ministério da Saúde registrou 1.364 casos de Febre Chikungunya no Brasil até o dia 15 de novembro, sendo 125 confirmados por laboratorial e 1.239 por clínico-epidemiológico.
Com sintomas semelhantes aos da Dengue, porém, com um diferencial, a febre chikungunya compromete as articulações causando dores e inchaço nas juntas impossibilitando que as pessoas se locomovam.
1.293 foram diagnosticados em pessoas sem registro de viagem internacional para países onde ocorre a transmissão. Destes casos, chamados de autóctones, 531 foram registrados no município de Oiapoque (AP), 563 em Feira de Santana (BA), 196 em Riachão do Jacuípe (BA), um em Matozinhos (MG), um em Pedro Leopoldo (MG) e um em Campo Grande (MS).
Mas este mosquitinho ainda achou que era pouco, passou a transmitir o Zika vírus incluem febre, dor nos músculos, nas articulações causando uma espécie conjuntivite e manchas vermelhas na pele. A doença é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, os sintomas surgem 10 dias após a picada. Ainda causa problemas digestivos, como dor no abdômen, náuseas, vômitos, diarreia ou prisão de ventre, aftas e conceira pelo corpo. No caso de gravidas, ela pode infectar o bebê provocando uma doença preocupante conhecida como microcefalia.


Se o Aedes aegypti mata, ele não pode nascer.
Marta Aguiar – Manhuaçu Notícia

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *