sexta-feira, abril 26, 2024
Nacional

Cafés especiais de Iúna são apresentados na Assembleia Legislativa

Cafés especiais de Iúna são apresentados na Assembleia Legislativa– Na última segunda-feira (07), o aroma dos cafés especiais de Iúna invadiu a Assembleia Legislativa do Espírito Santo, em Vitória. Os organizadores e ganhadores do 1º Concurso de Qualidade do Café apresentaram os resultados da premiação durante a Tribuna Livre e também promoveram degustações de cafés cereja descascado e café natural aos visitantes e servidores da Casa.
A participação dos produtores de café e dos empreendedores do Circuito Serras, Águas e Cafezais contou com apoio da secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Iúna e do Incaper, a convite da deputada Luzia Toledo. O objetivo é valorizar os produtores locais, mostrar o potencial da região, além de usar o mercado do café para alavancar o turismo na Região do Caparaó.
Para o diretor de Turismo de Iúna, Cristiano Ricarte, essa foi mais uma ação para apresentar os atrativos do município. “Temos muitas potencialidades, entre elas o café. Nosso produto é muito apreciado, de qualidade, e podemos desenvolver economicamente o turismo com a ajuda da produção cafeeira aliada as nossa belezas naturais”, avaliou.
Segundo o engenheiro agrônomo e chefe do escritório do Incaper em Iúna, Matheus Fonseca de Souza, alguns agricultores não acreditavam que tinham cafés especiais de alta qualidade. “Mas depois do concurso, todos foram motivados a buscar a melhor qualidade com um trabalho completo de assistência técnica”, comentou. Entre os resultados do concurso e da produção de café de qualidade está o aumento da renda do município: os vencedores ganharam R$ 300 mil reais com 450 sacas comercializadas.
“Os agricultores familiares, junto aos seus parceiros, conseguiram até 100% a mais de valorização por saca de café. Além deles, outras pessoas da região, que produzem cafés especiais, já estão vendendo café com valores agregados”, comentou o produtor rural e degustador Paulo Sérgio Almeida
Também estiveram presentes na comitiva de apresentação dos cafés especiais os cafeicultores vencedores do concurso Emílio Messias Horst e Denerval Miranda Vieira, além dos empreendedores do circuito turístico, Abná e Plínio Silveira.

unnamed Manhuaçu Notícia

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *