sábado, abril 20, 2024
Região

Limpeza de Córrego beneficia população em Santo Amaro de Minas

Manhuaçu

 – Com apoio total da Câmara de Vereadores que, recentemente, aprovou Projeto de Lei (nº 94/2014) que criou vagas temporárias para a contratação dos excedentes do concurso público para trabalhador braçal, um intenso trabalho de limpeza de córregos foi concluído em Santo Amaro de Minas.

O serviço aconteceu durante quinze dias, abrangendo toda a área urbana do distrito. Moradora da comunidade, a Vereadora Aponísia dos Reis se empenhou junto à Casa Legislativa e setores competentes para que estas melhorias fossem realizadas, beneficiando aos moradores. “Nós vereadores que residimos nos distritos temos cobrado do Prefeito, há vários meses, o serviço de limpeza dos córregos. A preocupação é com a chegada do período chuvoso porque, em vários locais, temos encontrado córregos assoreados, e, isso gera alagamentos. As comunidades também têm sofrido com o aparecimento de pernilongos nas residências. Entendemos que a proliferação dos mosquitos tem a haver com a sujeira existente nos ribeirões. Algumas pessoas sem consciência têm jogado lixo e entulho às margens dos córregos – o que também prejudica muito. Diante desta situação, reivindicamos providências, por parte da Prefeitura e da Secretaria M. de Agricultura. Agora, graças a Deus, a partir de liberação obtida junto aos órgãos do Meio Ambiente, pudemos realizar a limpeza dos córregos”, destacou Aponísia.

A Vereadora ressaltou ainda o comprometimento e atenção da Casa Legislativa com a população. “Nos pontos onde a máquina não pode adentrar, temos trabalhadores procedendo com a limpeza. Estes profissionais foram viabilizados a partir de Projeto de Lei de contratação temporária que foi aprovado por todos os vereadores na Câmara. Então, temos homens trabalhando com foices e enxadas, realizando esta limpeza, e, onde há condições, a máquina da prefeitura realiza este trabalho”, especificou.

O serviço realizado em Santo Amaro de Minas possibilita melhor fluxo das águas em toda a extensão do córrego, dentro da área urbana do distrito. Moradores da comunidade relatam que o córrego nunca havia passado por uma limpeza tão intensa, como a que esta ocorrendo agora. Satisfeitos com o serviço, eles têm boas expectativas quanto à redução dos pernilongos, mau-cheiro e risco de alagamentos nos períodos chuvosos.

Outras localidades de Manhuaçu também serão atendidas. “A previsão é de que concluído o serviço aqui, as atividades de limpeza devem prosseguir nas Comunidades de Bom Jesus e de Boa Vista, além da conclusão dos trabalhos em Vilanova. Também serão atendidos São Pedro do Avaí, São Sebastião do Sacramento e os demais distritos do município”, mencionou a Vereadora.

Aponísia, que também é professora, mencionou ainda a mobilização junto aos estudantes de Santo Amaro de Minas quanto à conscientização da comunidade em preservar o meio ambiente, mantendo limpas as margens do ribeirão que permeia o distrito, evitando dengue e transtornos diversos, gerando qualidade de vida e bem-estar social.

Santo Amaro (2)

 

 

 

 

 

 

 

 

(Thomaz Júnior) Manhuaçu Notícia

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *