quinta-feira, abril 18, 2024
Nacional

Haddad quer feriado na segunda-feira para evitar novo caos no trânsito

– Um dia após a cidade registrar 302 km de congestionamento por causa do fim de expediente antecipado pelo segundo jogo do Brasil na Copa, o prefeito Fernando Haddad (PT) pediu à Câmara Municipal que decrete feriado na segunda-feira (23).

O objetivo é evitar um novo caos no trânsito antes da partida entre Holanda e Chile, às 13h, na Arena Corinthians, e do jogo entre Brasil e Camarões, em Brasília, às 17h.

Nós entendemos que dia 23 tem jogo em São Paulo e jogo do Brasil fora. Isso, combinado com a volta do feriado, poderia trazer muitos transtornos para a cidade.”

A administração municipal já havia tentado obter permissão para declarar feriado nos dias em que partidas fossem realizadas na capital paulista, mas foi impedida pelos vereadores de São Paulo. Uma emenda aprovada na Câmara permitiu apenas que fosse determinado ponto facultativo.

Haddad disse que ligou para o presidente da Câmara e pediu que os vereadores reconsiderassem o projeto de lei que dá autonomia para o Executivo decretar feriado na Copa. “O que a lei previa é que a abertura seria feriado e depois seria analisado caso a caso”, explicou Haddad.

De acordo com o prefeito, ele negociou com a liderança da Câmara para que uma emenda restaure o projeto original.

Manobra jurídica

A proposta de feriado agora precisará ser enxertada em outro projeto de lei em tramitação na Câmara e que já está na pauta da sessão desta tarde.

“Nós entendemos que dia 23 tem jogo em São Paulo e jogo do Brasil fora. Isso combinado com a volta do feriado poderia trazer muitos transtornos para a cidade”, disse. “Por isso pedimos para sancionar esse projeto, que promova a alteração na lei”, afirmou Haddad.

Previsão de mais trânsito

Na terça-feira, o trânsito de São Paulo travou horas antes e até mesmo durante parte do primeiro tempo do jogo do Brasil x México. Os problemas começaram por volta das 13h, quando muitas empresas dispensaram seus funcionários para assistir ao jogo.

Em duas horas, o congestionamento aumentou 586%: o índice saltou de 44 km, às 13h, para 302 km às 15h. Um pouco depois, em outro intervalo de duas horas, caiu 91%: do pico de 302 km para 26 km às 17h.

Nem Pelé escapou do congestionamento: em entrevista à TV Globo ele disse que “pela primeira vez na vida” assistiu ao primeiro tempo no carro, por causa do trânsito que enfrentou na vinda de Santos (SP) para São Paulo.

Interdições

No dia da abertura da Copa, a CET começou a fazer interdições às 7h da manhã nas imediações do estádio na Zona Leste. No dia 12 foram bloqueados 26 pontos. Em seis deles, passaram apenas veículos credenciados para a abertura e, por outros dois, moradores e comerciantes da região puderam passar.

O perímetro da área de restrição veicular na partida de inauguração e que deverá ser repetido na segunda é formado pelas seguintes vias: Rua Dr. Luís Aires (Radial Leste), sentido bairro, a partir do Túnel Águia de Haia; Avenida José Pinheiro Borges (Radial Leste), sentido Centro, desde o Viaduto Cassiano Gabus Mendes; Avenida Calim Eid, sentido bairro, a partir do Viaduto Milton Leão; Avenida Itaquera, sentido bairro, junto à Rua Cesar Diaz; Avenida Miguel Inácio Curi, sentido Centro, 200 metros após a Avenida Itaquera; Rua Tomazzo Ferrara, sentido Centro, junto à Rua Castelo do Piauí.

G1- Manhuaçu Notícia

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *