quinta-feira, abril 18, 2024
Região

Secretaria de saúde de Manhuaçu realiza ações de combate a Dengue

Manhuaçu

Por Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

– Com a intenção de combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, promoveu o “Dia D de combate a Dengue”. A Praça Cordovil Pinto Coelho ficou movimentada na manhã deste sábado, 22. Várias ações foram realizadas de forma a conscientizar e sensibilizar a população sobre o assunto que traz tanta preocupação nesta época do ano. Prestigiaram o evento o Prefeito Nailton Heringer, o secretário municipal de saúde, José Rafael de Oliveira Filho, secretário de agricultura, Sandro Tavares, diretora de cultura, Mariza Helena, e os vereadores Paulo Altino, Gilson César, Jorge do Ibéria, Anísio Gonçalves.

TRABALHO EM EQUIPE

O “Dia D de Combate a Dengue” envolveu os esforços de algumas entidades da cidade. Em parceria com a Polícia Militar, foi realizada uma Blitz educativa na Praça Cinco de Novembro. Os motoristas foram abordados e receberam uma cartilha informando sobre os riscos da doença. O NASF – Núcleo de Apoio a Saúde Familiar, realizou um trabalho voltado para as crianças com brincadeiras e desenhos contendo informações sobre a dengue. O CBH – Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu, esteve presente distribuindo folhetos e informando as formas de evitar a proliferação do mosquito. Segundo Maria Cristina Caldeira Duarte, diretora do departamento de vigilância e saúde de Manhuaçu, o trabalho em equipe é importante para que o objetivo de sensibilização seja alcançado.

ATIVIDADES DE CONSCIENTIZAÇÃO

Para demonstrar a população os perigos relacionados à dengue, foi montada na Praça a “Tenda do horror”. Durante toda a manhã, a equipe exibiu um filme informativo sobre os riscos de contrair o vírus. A exibição mostrou fotos de atores que tiveram dengue e pessoas que faleceram por contrair a dengue hemorrágica. “A intenção é mostrar que a doença mata e depende apenas do nosso cuidado para que o mosquito não se prolifere” – destaca Emilce Estanislau, Coordenadora da Vigilância Ambiental.

Outras ações foram realizadas no passado em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Durante este ano, outras ações serão realizadas para efetivar o combate ao mosquito transmissor. A programação foi encerrada ao meio dia com a participação do sanfoneiro “Helinho”, convidado do Departamento Municipal de Cultura e Turismo.

ERRADICAÇÃO DA PARALISIA INFANTIL

Paralelamente ao combate à Dengue, o Rotary Club realizou uma campanha de erradicação da paralisia infantil. Essa ação é desenvolvida há 25 anos. Em Manhuaçu, a cada blusa vendida o dinheiro é revertido em vacinas e enviado para países com maior índice de poliomielite.

Manhuaçu Notícia

 

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *