sexta-feira, abril 19, 2024
Região

Associação comunitária do Córrego Diniz recebe veículo

Córrego Diniz

Por Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

– Carro foi entregue através de emenda parlamentar do deputado estadual Rogério Correia (PT). Prefeito Nailton Heringer (PDT) e deputado federal Padre João (PT) estiveram presentes à solenidade Associação Comunitária de Estudos e Ação Social (ACEAS), localizada no Córrego dos Diniz, em Manhuaçu, recebeu um veículo VW Gol, zero quilômetro. A entrega simbólica das chaves do carro aconteceu durante evento realizado na sede da entidade, neste sábado (22). Participaram do encontro o prefeito municipal, Nailton Heringer (PDT); deputado federal, Padre João (PT); deputado estadual, Rogério Correia (PT); gerente regional da Emater-MG, Romulo Matozinhos; diretoria da associação, secretários municipais, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manhuaçu e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, além de moradores da comunidade. O veículo é uma importante conquista para a comunidade. Tudo começou com um pedido formalizado pela associação ao deputado estadual Rogério Correia, através do seu assessor José Heleno. O líder comunitário Flânio Alves fez o contato e o parlamentar agilizou emenda para contemplar a entidade. “No início, a gente nem esperava que seria contemplado. Em maio do ano passado conversamos com o Zé (Heleno) e pouco tempo depois o dinheiro já estava na nossa conta para a aquisição do carro”, contou Flânio.

CONGRATULAÇÕES

Em suas considerações à comunidade, o prefeito de Manhuaçu, Nailton Heringer, comemorou as conquistas da associação. Ele agradeceu ao empenho do deputado estadual Rogério Correia, que através de emenda conseguiu destinar verba para aquisição do veículo. Ao deputado federal Padre João também palavra de gratidão pela destinação de emenda parlamentar que servirá para aquisição de um caminhão baú e um trator agrícola, que deve chegar em questão de dias. “Sou ligado ao campo, pois foi aqui que me criei e iniciei minha trajetória como cidadão. Por isso, a atual administração dá as mãos ao homem do campo para que ele possa produzir e tomar gosto pela roça. Contamos ainda com a organização do governo municipal e a parceria dos governos estadual e federal, através dos seus deputados. Tudo isso servirá de alavanca para impulsionar a economia da nossa região. Um exemplo é essa associação, que se organizou e está colhendo os frutos. Queremos manter o homem no campo com dignidade e qualidade de vida”, comentou Nailton.

“A associação está de parabéns por tudo o que conquistou até agora. Fizemos a entrega deste veículo que será importante para a entidade ir em busca de objetivo ainda maiores. A Prefeitura de Manhuaçu também deve merecer destaque, pois é parceira nesta empreitada, através dos recursos destinados pelo PNAE e são repassados à ACEAS. O prefeito tem papel chave nestas ações, pois é o responsável direto por buscar estes recursos, além de ampliar o programa do governo federal dentro do município. Deixamos aqui o nosso agradecimento e desejo de que a associação continue crescendo”, comemorou o deputado estadual Rogério Correia.

Para o deputado federal Padre João, “é muito importante quando mantemos o trabalho do Brasil na base. O governo federal está ouvindo as pessoas e executando ações que vão de encontro aos anseios da sociedade. Quando vemos a luta das pessoas, isso nos capacita mais para termos um trabalho melhor na Câmara dos Deputados. A palavra agora é de congratulação à comunidade do Diniz e povoados vizinhos. O nosso objetivo também é mostrar a importância do corporativismo e do associativismo. Para fortalecer essas bases, destinamos um microtrator e um caminhão baú para transportar os produtos produzidos aqui”, pontuou o parlamentar.

ACEAS

Fundada em 1997, a Associação Comunitária de Estudos e Ação Social (ACEAS) sempre se organizou dentro da comunidade, mas não existiam os programas de hoje. No início, apenas cinco famílias se uniram. “Chegou uma época em que quase a desativamos. Somente em 2009, quando surgiu a lei que dispunha sobre a agricultura familiar, a diretoria organizou toda a documentação para em 2010 darmos início efetivamente à distribuição dos produtos ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, explicou o presidente Gilmar Alves da Silva.

Hoje, a associação engloba 40 famílias e conta com a parceria de entidades com a Emater-MG e Vigilância Sanitária (VISA), por exemplo. “Tudo o que produzimos na padaria entregamos à Prefeitura de Manhuaçu, para as escolas municipais. Depois, como as escolas estaduais também quiseram, precisamos nos readequar. Foi ai que surgiu o trabalho da VISA, que nos orientou. Desta forma, nos adaptamos para dar qualidade aos nossos bolos e biscoitos”, felicitou Gilmar.

A organização do trabalho foi tamanha que o resultado logo apareceu. Com os recursos oriundos das vendas dos produtos, a associação comprou o terreno em que hoje é instalada a sede, além de toda a estrutura da padaria. No local, a ACEAS ainda possui um torrador de café.

PARCERIAS

Uma das entidades que mais contribuiu para o crescimento da associação foi a Emater MG. Através dos trabalhos das extensionistas Sirlei e Maria do Carmo de orientação, a comunidade se organizou e expandiu mercado. “Pudemos ajudar da melhor maneira a ACEAS. Mantemos parceria de longa data e vimos toda a evolução desta importante entidade para Manhuaçu. É gratificante ver o resultado positivo de um trabalho de tanto tempo”, comentou o gerente regional da Emater-MG, Romulo Matozinhos.

A Vigilância Sanitária também contribuiu de forma direta na evolução da associação. Através do trabalho da coordenadora Maria Lúcia (Malu), a ACEAS pôde diversificar os produtos. “Acrescentamos nosso conhecimento técnico e solicitamos que a associação se adequasse às normas estabelecidas em lei para a produção de melhores produtos aos clientes. A comunidade se adequou e hoje comemora o sucesso de toda essa organização com as vendas”, argumentou Malu.

AGRICULTURA FAMILIAR

Recentemente sancionada, a lei 21.156/2014, que institui a Política Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável da Agricultura Familiar (PEDRAF), de autoria do deputado estadual Rogério Correia, será instrumento importante para a viabilização de novas parcerias por parte da associação. De acordo com o parlamentar, até então os programas do Governo de Minas não tinha dado respaldo necessário para o agricultor familiar. Com a nova lei, estão discriminadas quais serão as obrigações do Estado, como participação na comercialização de produtos, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), prestação de assistência técnica com a expansão da Emater-MG. Anualmente, o governo deverá anunciar um Plano Safra, como já é feito pelo governo federal.

 

Manhuaçu Notícia

 

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *