Entrega da Medalha do Aleijadinho 2013

Ouro Preto

Sete agraciados receberam a Medalha em Solenidade realizada na Igreja São Francisco de Assis

–  Dezenas de pessoas compareceram à Igreja São Francisco de Assis na noite desta segunda-feira para presenciar a entrega da 36ª Medalha do Aleijadinho a sete personalidades que contribuíram para a proteção e difusão da cultura e das artes do Município de Ouro Preto. A Solenidade Oficial encerra as comemorações da Semana do Aleijadinho 2013 e relembra os 200 anos da morte do Mestre do Barroco mineiro a serem completados no próximo ano. O evento, que este ano teve sete agraciados, contou com a participação artística do Coral Arandelas.

Representando o Município, o vice-prefeito Francisco Rocha Gonçalves (Chiquinho Xavier) entregou a medalha ao deputado Paulo Abi-Ackel. “O patrimônio de Ouro Preto é importantíssimo e faz parte da nossa meta conservá-lo e divulgá-lo. O Paulo Abi-Ackel é um grande parceiro. Nós precisamos do Governo Federal e também do Estadual nessa luta”, ressalta Chiquinho. “Cada um desses que receberam a medalha pode ser considerado um herói, que de maneira individual ajuda não só a administração, mas toda a sociedade”, completa.

Paulo Abi-Ackel conta que é uma honra muito grande receber a Medalha. “Nós temos feito um trabalho muito grande para ajudar o prefeito José Leandro, obtendo recursos para infraestrutura, turismo, pavimentação de estrada e saúde”, ressalta. “Ouro Preto tem hoje quase uma centena de projetos em tramitação no Governo Federal e no Governo Estadual, e nós estamos acompanhando todos eles”, lembra.

Realizando trabalhos há mais de 50 anos na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Efigênia Sacramento Ferreira foi uma das representantes da comunidade agraciadas em 2013. “A minha emoção foi tão grande que fui parar no hospital por causa da pressão alta. Saí só para receber a Medalha”.

Criada pelo Decreto Municipal nº 27/74, a Medalha do Aleijadinho homenageia o maior ícone do barroco mineiro, Antonio Francisco Lisboa, declarado Patrono das Artes no Brasil. A cerimônia de entrega ocorre tradicionalmente no aniversário de falecimento do escultor mineiro e marca o encerramento da Semana do Aleijadinho de 2013, promovida pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Ouro Preto e pelo Museu Aleijadinho, em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto.

Além de Paulo Abi-Ackel e de Efigênia Ferreira, também foram agraciados neste ano a presidente do IPHAN, dra. Jurema de Sousa Machado (representada pelo chefe substituto do escritório técnico do IPHAN em Ouro Preto, Rômulo Augusto Drummond), o restaurador Augusto Fernando de Oliveira, o prof. Benedito Matozinhos Devêza, prof. José Ramos Dias (representado por sua esposa Marília Barbosa Dias) e o Coral e Orquestra São Pio X (representado por seu presidente, Dílzio França).

 Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura de Ouro Preto

Manhuaçu Notícia

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *