terça-feira, abril 16, 2024
Região

Manhuaçu participa da Conferência Estadual de Cultura

Manhuaçu

– A Assembleia Legislativa de Minas Gerais foi o espaço para uma ampla discussão em torno da 3ª Conferência Estadual de Cultura, entre os dias 25e 27 de setembro. Otema abordado foi “Uma política de Estado para a cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura”, que agora terá a sequência da discussão, entre os dias 26 a 29 de novembro, em Brasília, por realização da Conferência Nacional.

 

A Conferência de Cultura foi realizada pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, em parceria com o Legislativo mineiro, Sistema Nacional de Cultura e Ministério da Cultura. Muitas propostas foram aprovadas pelos conferencistas, visando viabilizar recursos financeiros, incentivos,inclusão de novos aspectos culturais no censo nacional do IBGE eda participação popular, via instituições,para elaboração e execução do cronograma físico-financeiro de execução das metas do Plano Nacional de Cultura, até 2020.

 

PARTICIPAÇÃO DE MANHUAÇU

 

A diretora municipal de cultura de Manhuaçu, Marisa Helena, explica que após a Conferência Municipal de Cultura, em que várias propostas foram levantadas e também apontadas as prioritárias, os delegados eleitos passaram a trabalhar a ideia de como seriam defendidas as propostas em Belo Horizonte.

 

As principais propostas debatidas objetivam o fortalecimento da cultura e a execução de projetos de valorização e de promoção da diversidade cultural para os municípios. “Muitas propostas elaboradas e para o município de Manhuaçu ter representante da sociedade civil e o Poder Público foi muito importante. Fabrício Santos e o vereador Anísio Gonçalves estão responsáveispor defender as propostas que foram consideradas mais relevantes para serem levadas a nível nacional”– ressalta Marisa Helena.

 

O vereador Anísio Gonçalves foi escolhidoterceiro suplente eavalia que será um desafio representar o Estado na Conferência Nacional de Cultura. O parlamentar frisa também quea região da Zona da Mata e o município de Manhuaçu teve o reconhecimento pelo trabalho e agora está na vanguarda em defesa da cultura. “Os municípios maiores tentaram articular para desbancar os municípios menores, a fim de não deixarem participar de uma conferência como essa. Agora, a nossa proposta é levar para Brasília as propostas e lutarmos para que a nossa região seja beneficiada”– afirma o vereador.

 

Fabrício Santos,da ACLA/MG– Academia de Ciências, Letras e Artes de Minas Gerais,foi eleito delegado para estar na Conferência Nacional e representar a sociedade civil. Ele comenta que o evento foi marcante para a cultura e que agora estará se preparando para defender as ideias, dentro do que foi analisado no Sistema Nacional de Cultura e a adequação dos municípios e Estados brasileiros.Segundo ele, a experiência foi fundamental para disputar a vaga, pois outros municípios estavam travando uma disputa acirrada para conquistar uma das duas vagas disponíveis para a nossa macrorregião. Fabrício Santos diz que Juiz de Fora e Cataguases fizeram se esforçaram para que o município de Manhuaçu ficasse de fora.

 

Fabrício Santos diz que defendeu a garantia da acessibilidade aos portadores de necessidades especiais em equipamentos culturais. Essa proposta ganhou uma emenda, pedindo a instalação, sobretudo de recursos de tecnologia assistida, como audiodescrições e closedcaption. Também é sugerida a criação de um mecanismo de financiamento às iniciativas de cadastramento e formação de redes culturais, assim como o investimento na difusão da produção cultural, com fortalecimento de pontos de cultura existentes eestímulo para a criação de outros. Fabrício Santos destaca que uma das propostas, a que previa a criação de mais cursos de graduação nas áreas de arte, cultura e gestão cultural, ganhou uma emenda que solicitatambém a abertura de cursos técnicos, de pós-graduação e de mestrado nessas áreas da cultura.”Em Brasília, estarei defendendo juntamente com os demais delegados, as propostas do Estado e não somente de Manhuaçu. Queremos que o trabalho surta resultado positivo, mesmo com a diversidade de pensamentos entre os delegados participantes”– citou.

Ass. de comunicação – Manhuaçu Notícia

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *