Guardiões de Defesa Social
Manhuaçu
– Programa Guardiões de Defesa Social – GDS é classificado no 8º Prêmio em Excelência em Gestão Publica, organizado pela SEPLAG (Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais).
“É um concurso a nível estadual e o programa foi inscrito na categoria” Experiências e iniciativas de sucesso realizadas com auxílio técnico/financeiro”
O programa esta na fase final do concurso, dos 139 projetos inscritos, estamos entre os 09 selecionados para aquela categoria.
O Programa Guardiões de Defesa Social – GDS está sendo implantado na área do 11º BPM, com a participação do Policial Militar junto à família do adolescente assistido, atuando como um “padrinho”, de maneira sistêmica e aliada a profissionais de outros setores que possam auxiliar no processo, revestindo-se de grande importância e significado, pois tem como público alvo crianças e adolescentes envolvidos em situações de risco variadas, tais como abuso sexual, violência doméstica, maus tratos e negligência familiar.
O Programa visa salvaguardar os direitos das crianças e dos adolescentes, em consonância com a missão da PMMG de assegurar a dignidade da pessoa humana e seus direitos e garantias fundamentais.
E tem o objetivo de trabalhar com menores, em especial os que estão na idade de pré-adolescência e adolescência, repassando orientações, informações e conhecimentos sobre drogas, consequências do cometimento de atos infracionais e formas de correção do comportamento e convívio familiar. Auxiliar a comunidade escolar e sociedade na formação dos jovens, que hoje encontram-se em situação de risco (envolvidos com drogas, cometendo atos infracionais, ou sendo vítimas de prostituição infantil e etc), e dar apoio aos menores em situação de risco, bem como a suas respectivas famílias, tendo como peculiaridade o fato de que o Policial Militar envolvido no Programa terá a missão de atuar junto aos assistidos, no sentido de promover o desenvolvimento humano e social, bem como os direitos de cidadania e a proteção social destes menores.
Ao final do projeto ocorrerá uma formatura dos alunos que participarão do projeto.
O Programa teve início em Maio/2013, e ainda encontra-se em desenvolvimento. Como resultados preliminares observa-se uma grande aceitação na comunidade escolar, da sociedade e das demais pessoas envolvidas.
O programa é desenvolvido por 33 Policiais Militares, que estão atuando em todas as Frações do 11º Batalhão.
Assessoria de Comunicação 11ºBPM – Manhuaçu Notícia