quinta-feira, abril 18, 2024
Região

Guardiões de Defesa Social

Manhuaçu

– Programa Guardiões de Defesa Social – GDS é classificado no 8º Prêmio em Excelência em Gestão Publica, organizado pela SEPLAG (Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais).

“É um concurso a nível estadual e o programa foi inscrito na categoria” Experiências e iniciativas de sucesso realizadas com auxílio técnico/financeiro”

O programa esta na fase final do concurso, dos 139 projetos inscritos, estamos entre os 09 selecionados para aquela categoria.

O Programa Guardiões de Defesa Social – GDS está sendo implantado na área do 11º BPM, com a participação do Policial Militar junto à família do adolescente assistido, atuando como um “padrinho”, de maneira sistêmica e aliada a profissionais de outros setores que possam auxiliar no processo, revestindo-se de grande importância e significado, pois tem como público alvo crianças e adolescentes envolvidos em situações de risco variadas, tais como abuso sexual, violência doméstica, maus tratos e negligência familiar.

O Programa visa salvaguardar os direitos das crianças e dos adolescentes, em consonância com a missão da PMMG de assegurar a dignidade da pessoa humana e seus direitos e garantias fundamentais.

E tem o objetivo de trabalhar com menores, em especial os que estão na idade de pré-adolescência e adolescência, repassando orientações, informações e conhecimentos sobre drogas, consequências do cometimento de atos infracionais e formas de correção do comportamento e convívio familiar. Auxiliar a comunidade escolar e sociedade na formação dos jovens, que hoje encontram-se em situação de risco (envolvidos com drogas, cometendo atos infracionais, ou sendo vítimas de prostituição infantil e etc), e dar apoio aos menores em situação de risco, bem como a suas respectivas famílias, tendo como peculiaridade o fato de que o Policial Militar envolvido no Programa terá a missão de atuar junto aos assistidos, no sentido de promover o desenvolvimento humano e social, bem como os direitos de cidadania e a proteção social destes menores.

Ao final do projeto ocorrerá uma formatura dos alunos que participarão do projeto.

O Programa teve início em Maio/2013, e ainda encontra-se em desenvolvimento. Como resultados preliminares observa-se uma grande aceitação na comunidade escolar, da sociedade e das demais pessoas envolvidas.

O programa é desenvolvido por 33 Policiais Militares, que estão atuando em todas as Frações do 11º Batalhão.

Assessoria de Comunicação 11ºBPM – Manhuaçu Notícia

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *