sexta-feira, abril 19, 2024
Região

Polícia Militar de Minas Gerais12ª RPM – 11º BPM Programa Guadiões de Defesa Social – GDS

Manhuaçu

– O Programa Guardiões de Defesa Social – GDS está sendo implantado na área do 11º BPM, com a participação do Policial Militar junto à família do adolescente assistido, atuando como um “padrinho”, de maneira sistêmica e aliada a profissionais de outros setores que possam auxiliar no processo, revestindo-se de grande importância e significado, pois tem como público alvo crianças e adolescentes envolvidos em situações de risco variadas, tais como abuso sexual, violência doméstica, maus tratos e negligência familiar.

O Programa visa salvaguardar os direitos das crianças e dos adolescentes, em consonância com a missão da PMMG de assegurar a dignidade da pessoa humana e seus direitos e garantias fundamentais.

E tem o objetivo de trabalhar com menores, em especial os que estão na idade de pré-adolescência e adolescência, repassando orientações, informações e conhecimentos sobre drogas, consequências do cometimento de atos infracionais e formas de correção do comportamento e convívio familiar. Auxiliar a comunidade escolar e sociedade na formações dos jovens, que hoje encontram-se em situação de risco (envolvidos com drogas, cometendo atos infracionais, ou sendo vítimas de prostituição infantil e etc), e dar apoio aos menores em situação de risco, bem como a suas respectivas famílias, tendo como peculiaridade o fato de que o Policial Militar envolvido no Programa terá a missão de atuar junto aos assistidos, no sentido de promover o desenvolvimento humano e social, bem como os direitos de cidadania e a proteção social destes menores.

Ao final do projeto ocorrerá uma formatura dos alunos que participarão do projeto.

O Programa teve início em Maio/2013, e ainda encontra-se em desenvolvimento. Como resultados preliminares observa-se uma grande aceitação na comunidade escolar, da sociedade e das demais pessoas envolvidas.

O programa é desenvolvido por 33 Policiais Militares, que estão atuando em todas as Frações do 11º Batalhão.

Alunos do Programa Guardiões de Defesa Social-GDS, da Escola Polivalente participam de Concurso de Redação.

A Polícia Militar, em parceria com as escolas da rede pública em Manhuaçu, vem realizando as atividades do Programa Guardiões de Defesa Social (GDS). “Tal Programa consiste na abordagem de temas relevantes junto a classes selecionadas, e de interesse dos adolescentes, visando o envolvimento de outros órgãos a fim de fomentar o caráter do cidadão desde a sua formação”, explica a coordenação do GDS.

Os sargentos Bernard e Ageu são integrantes do GDS, os quais são responsáveis por ministrarem palestras para a turma do 7º ano 14 , do período da tarde da Escola de Manhuaçu(Ex.Polivalente).

No dia 26/06/13, os militares do GDS presentearam três alunas daquela classe que ganharam um concurso de redação sobre o tema Gravidez na adolescência.Os presentes foram 02 camisas e 01 óculos de sol, os quais foram doados pela Selma Anselmo Nogueira, a qual é proprietária da Loja Ducampo Shoping Rural ,situada na Avenida Melo Viana, Bairro Bom Pastor.

As alunas que se destacaram nas redações e ganharam os presentes foram Vitória 1º lugar, Mayra 2º lugar e Ana Carolina 3º lugar.

Segundo os sargentos Bernard e Ageu, os presentes são uma forma de motivar e valorizar os alunos daquela classe ,os quais vem tendo mudança considerável no comportamento com professores e colegas ,bem como no desenvolvimento nos estudos.

Os militares relatam que desde quando começaram as aulas do GDS na Escola de Manhuaçu)(Ex.Polivalente) ,vários alunos daquela classe já ganharam blindes por bom comportamento e participação nas aulas.

O programa GDS começou há dois meses e as palestras são realizadas uma vez por semana na escola, sendo que outros profissionais da área de saúde e vigilância ambiental já participaram também de algumas palestras apoiando os militares do GDS.

“Através desta atividade a Polícia Militar, juntamente com os educandários e demais órgãos envolvidos, reforça o seu compromisso social na incessante busca em contribuir com a formação do cidadão”, avalia a coordenação do GDS em Manhuaçu.”

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 11º BPM – Manhuaçu Notícia

 

 

 

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *