quinta-feira, maio 23, 2024
Nacional

RAPEL

Uma das modalidades dos esportes radicais, o rapel é um esporte que tem como características o grau de dificuldade, esforço físico e adrenalina. Para os amantes de esporte do gênero, o rapel é algo que proporciona o fortalecimento da autoestima e autoconfiança, somadas a um alto grau de senso de equipe, uma vez que é realizado em grupo.

ORIGEM E VANTAGENS

A palavra rapel advém do francês e significa “chamar” ou “recuperar”.Inicialmente usada para referenciar a técnica de descida por cordas, desenvolvida por seu criador, Jean Charlet-Strantonem, em meados de 1879.

Por se tratar de atividade com origem nas técnicas do alpinismo, a preocupação paira no cuidado com a segurança dos praticantes que é compartilhada com todo o grupo, valendo a máxima “um por todos, todos por um”, a instrução preliminar ao rapel é primordial para que tudo ocorra bem, evitando sinistros, uma vez que falhas podem levar a quedas, lesões, chegando a acidentes graves ou até mesmo a óbitos. Assim, para os aventureiros de primeira viagem, é mister frisar a questão do acompanhamento de profissionais qualificados. Quanto aos benefícios, pontuamos a melhora da resistência, desenvolvimento da força muscular do corpo, além do senso de equilíbrio e ganho de coordenação motora e flexibilidade.

RESTRIÇÕES E EMOÇÕES

Portadores de cardiopatia, problemas respiratórios e complicações na coluna, devem procurar orientação médica antes de sua prática.

Fica aqui o convite para conhecer esta prática prazerosa, cheia de emoções e adrenalina.

Por Jesse Hudson de Andrade

Graduando em Educação Física

As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de seus autores, e não expressam a opinião de nosso site. Salientamos que as informações aqui contidas não substituem as orientações dos profissionais da área médica.

Gostou deste texto/matéria? Compartilhe esta postagem com seus amigos

 

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *