sexta-feira, abril 19, 2024
Nacional

Estudantes fazem festival de curtas para combater a dengue

Produções são feitas pelos próprio alunos Escola Estadual Pedro II, que fizeram aulas de roteiro, produção e edição em parceria com a UFMG

Os alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Pedro II, em Belo Horizonte, estão engajados no combate à dengue. Prova disso é que nesta segunda-feira (10), às 10 horas, a escola apresenta seu primeiro Festival de Curtas dentro do projeto “Um Minuto Contra a Dengue”, realizado por meio de uma parceria com a Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Cada curta tem um minuto e trata sobre formas de se evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti e, consequentemente, evitar a transmissão da dengue. Para a produção dos vídeos, os alunos participaram de aulas de roteirização, pré-produção, captação e edição de áudio, captação e edição de imagem.

Clique aqui para assistir aos curta-metragens produzidos pelos alunos.

Os 10 grupos formados utilizaram até mesmo termos de autorização de imagens junto aos personagens que ilustravam as histórias produzidas. Todo o processo, que começou no início do ano, foi acompanhado por uma equipe do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da FAE e também da escola.

Segundo uma das idealizadoras do projeto e professora de artes da escola, Célia Francisca Soares, o projeto foi uma oportunidade dos alunos aperfeiçoarem seus conhecimentos e conscientizar as pessoas sobre o combate a Dengue.

“Buscamos mostrar para os alunos todos os processos utilizados no cinema. O trabalho foi uma oportunidade de eles conhecerem um pouco mais sobre a produção de um vídeo. Além disso, a atividade incentivou os alunos a desenvolverem uma proposta eficaz com foco no combate a Dengue”, conta Célia Francisca Soares.

Durante o festival, que ocorre entre 10h e 12 horas da segunda-feira, uma banca julgadora escolherá o melhor entre os 10 curtas produzidos.

O trabalho dos alunos foi apresentado junto ao Ministério da Saúde. As atividades terão continuidade em 2013, abordando, também, outros temas de relevância social.

PIBID

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Agência Minas

manhuacunoticia.com.br

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *