quinta-feira, abril 18, 2024
Nacional

Semana Nacional do Trânsito 2012 tem como tema “Não exceda a velocidade, preserve a vida”

Diversas ações de mobilização e conscientização serão realizadas em Belo Horizonte entre os dias 17 e 27 de setembro

Com o tema “Não exceda a velocidade, preserve a vida”,será lançada oficialmente nesta terça-feira (18), na Praça da Estação, em Belo Horizonte, a Semana Nacional de Trânsito 2012.

Sob a coordenação do DER/MG e em parceria com os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, serão realizadas diversas ações e mobilizações até o dia 25 de setembro em vários pontos da capital. Nos dias 17 e 27 de setembro também serão realizadas ações relacionadas com a programação, cuja íntegra pode ser acessada aqui.

Para a abertura oficial, no dia 18, estão programados eventos temáticos, com o objetivo de trabalhar e divulgar junto à sociedade civil diversos procedimentos e informações com o objetivo de promover a redução de acidentes de trânsito.

Tomando como base as ações da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, definida pela ONU para o período de 2011 a 2020 , o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adotou para o ano de 2012 a questão da velocidade no trânsito como prioritária para se trabalhar a Semana Nacional de Trânsito. Daí , o tema: Não exceda a velocidade, preserve a vida.

O principal foco da campanha este ano é a conscientização de jovens entre 18 e 25 anos, considerados dentro do grupo de risco os mais vulneráveis aos acidentes de trânsito.

Para traçar e realizar as ações, o Contran definiu como prioridade a necessidade de unir esforços intersetoriais, visando a redução dos acidentes de trânsito.

Violência no trânsito tem proporções epidêmicas

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são registradas mais de 1,3 milhão de mortes por ano. Há também milhões de pessoas feridas, algumas incapacitadas permanentemente. A faixa de 15 a 44 anos é a mais atingida, o que representa uma significativa parcela produtiva da sociedade.

Relatórios da OMS revelam que as perdas provocadas pela violência do trânsito são uma das maiores preocupações, caracterizando-se como um problema de saúde pública com proporções epidêmicas.

Na avaliação da entidade, será necessário desenvolver e/ou reforçar as ações de prevenção dessa violência em pelo menos 178 países, onde os índices de mortalidade no trânsito estão acima do razoável.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registra um índice de 18,9 fatalidades por grupo de 100 mil habitantes.

 

Agência Minas

Postado por Marta Aguiar

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *