domingo, 24 de junho de 2018
Manhuaçu Notícia – Notícias e informação de Manhuaçu e Região

Manhumirim recebe etapa do projeto “OAB vai à Escola”

Marta Aguiar 26 de março de 2015 Região

Manhumirim

– Mais de 300 alunos da Escola Municipal Dra. Maria da Conceição Oliveira Ribeiro participaram do projeto Na manhã desta quarta-feira (25), mais de 300 alunos do ensino médio da Escola Municipal Dra. Maria da Conceição Oliveira Ribeiro, em Manhumirim, participaram de mais uma etapa do projeto “OAB vai à Escola”. A palestra foi proferida pelo presidente da comissão de defesa dos direitos da criança, adolescente e idoso da 54ª Subseção da OAB/MG, Wagner Alves Caldeira.

Além do palestrante, compuseram a mesa de destaque o presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos; o vice-presidente da Subseção, Fernando Cezar Miranda; o conselheiro subseccional, Célio Moreira Bastos Júnior; os advogados Osiel Schott, Tatiane Alves Hott, José Marcos de Souza Sobrinho, Renato Albuquerque Júnior, Lia Aguiar do Carmo, Flávio Carvalho de Faria, Matheus Estanislau, Rui Miguel de Oliveira, Rogério Oliveira Freitas, além da vice-diretora da escola, Norma Mata e o advogado e professor da escola, Anderson Rodrigues de Oliveira.

De acordo com o presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, “o objetivo do projeto OAB vai à Escola é justamente conscientizar, educar e proporcionar, acima de tudo, momentos de reflexão sobre os direitos e deveres do cidadão, sempre como protagonista do desenvolvimento e evolução do País. Queremos que os jovens de hoje sejam cidadãos melhores do que somos. É necessário que o futuro do Brasil seja de evolução, buscando sempre o topo, o lugar de destaque e para isso precisamos estimular e motivar os nossos jovens para que sigam este objetivo”, citou.

Ele destacou também que “este projeto desenvolvido pela OAB Manhuaçu visa complementar o heroico trabalho realizado pelos diretores, professores, educadores e especialistas de cada uma das escolas visitadas. Confesso que já é possível colher bons resultados do projeto OAB vai à Escola. Os assuntos abordados mexem com a forma de pensar dos alunos. Temos visto muitos alunos que estão mudando de pensamento por causa das palestras”, comentou.

Ao final, Alex Barbosa de Matos agradeceu a forma carinhosa com que os advogados foram recebidos pela direção da escola, professores e alunos. Para o presidente da comissão de defesa dos direitos da criança, do adolescente e do idoso, Wagner Alves Caldeira, “A missão da OAB Manhuaçu com a palestra de hoje é mostrar para o jovem que além de direitos ele tem deveres, que devem ser colocados em

prática todos os dias. Enquanto defensor dos direitos da criança e do adolescente, temos visto que eles pensam que só têm direitos e isso é muito grave. Essa atitude fez com que o Brasil inteiro fomentasse discussão sobre a redução da maioridade penal para 16 anos, por exemplo. Se isso acontecer, o próprio adolescente será o responsável. O nosso foco foi passar para os alunos que para terem direitos exercidos, precisa primeiramentecumprir com seus deveres”, destacou.

OAB MANHUAÇU COMO EXEMPLO

A participação da advocacia em eventos sociais e de valorização da própria classe tem sido importante para o fortalecimento do elo entre os advogados e demais instituições jurídicas. No campo social, a mobilização dos colegas não tem sido diferente. A cada etapa, mais e mais advogados participam das palestras, dando contribuição para a formação dos adolescentes. Para o advogado Renato Albuquerque Júnior, a iniciativa da atual diretoria da OAB Manhuaçu é louvável. “É muito importante estarmos em contato com os adolescentes e a sociedade em geral, principalmente em se tratando de escola. Os jovens de hoje são o futuro de amanhã. Reforço que a iniciativa promovida pelo presidente Alex Barbosa de Matos é fundamental, pois traz uma nova realidade para esses adolescentes. Tenho certeza de que esses alunos terão uma nova perspectiva de mundo e de OAB a partir destas maravilhosas palestras”.

O advogado Rui Miguel de Oliveira frisou a importância de reuniões e palestras como esta com o foco no jovem. “Tivemos atuações brilhantes do nosso presidente Alex Barbosa de Matos e dos colegas Wagner Alves Caldeira, pastor e advogado Osiel Schott e do professor e advogado Anderson Rodrigues de Oliveira. Os adolescentes devem saber, desde cedo, que têm direitos e deveres. Eles estão sendo preparados para serem nossos representantes no futuro, dai a importância de muni-los com informações e conhecimentos. A manhã de hoje foi muito produtiva. Espero poder participar de mais etapas do projeto OAB vai à Escola em outros educandários”.

DISCURSO EM SINTONIA COM A ESCOLA

Para a vice-diretora da escola, Norma Mata, a avaliação da palestra é a melhor possível. “Todos os assuntos foram abordados de forma excelente. Os palestrantes tocaram em pontos extremamente fundamentais para os alunos. Todos sabem seus direitos, mas poucos conhecem seus deveres. Acho que esta abordagem veio de encontro com as necessidades dos adolescentes. Eles precisavam ouvir isso. Recebemos muitas orientações de cunho religioso, ou até mesmo de outras entidades, mas nenhuma delas falou com tanta propriedade de assuntos afetos ao mundo desses jovens. A diretoria da OAB Manhuaçu, através do seu presidente Alex Barbosa de Matos, está de parabéns pela iniciativa”.

O professor da escola e advogado Anderson Rodrigues de Oliveira também participou da palestra e elogiou a iniciativa da OAB Manhuaçu. “Para nós, enquanto instituição de ensino, é de suma importância esta discussão em torno do Estatuto da Criança e do Adolescente. Ela reforça o discurso que matemos dentro da sala de aula. Na escola, mostramos a eles que são responsáveis pelos atos praticados. Além disso, reforçamos que o uso da internet deve ser equilibrado, alertamos quanto ao bullying e tantos outros temas retratados hoje. Esse trabalho promovido pela atual diretoria da OAB Manhuaçu é louvável. Agradeço a presença de todos, nas pessoas do presidente Alex e do vice Fernando, que nos prestigiaram com tanto conhecimento nesta manhã”.

ALUNOS DÃO EXEMPLO DE COMPORTAMENTO

Pelo comportamento exemplar e olhares atentos a toda a palestra, os alunos da Escola Municipal Dra. Conceição foram muito elogiados, não só pelo corpo docente do educandário, mas também pelos palestrantes. Representando os mais de 300 alunos da escola, a jovem Ana Jaqueline de Oliveira Pazeli, do 3° ano do Ensino Médio, agradeceu aos palestrantes. Segundo ela, o momento foi de reflexão e aprendizado. “O evento foi muito produtivo, pois tivemos a oportunidade de ouvir pessoas que já têm bagagem e experiência falando de assuntos que não temos contato direto dentro da sala de aula. Não temos conhecimento de direitos e deveres, daí a importância deste momento. Sou uma pessoa que quero sempre adquirir conhecimento, pois quanto mais temos, melhores seremos”.

O também aluno do 3° ano do Ensino Médio, Silverson Sangy dos Santos, elogiou a iniciativa da OAB Manhuaçu. “A palestra proferida hoje foi de suma importância para nós, alunos do Ensino Médio. A partir dos conhecimentos adquiridos hoje, temos mais capacidade de saber o que é certo e errado. Além disso, com as noções de direitos e deveres, passamos a ter a real noção do que queremos para o futuro próximo, uma vez que, em breve, seremos nós quem iremos estar a frente dos principais cargos do nosso país”.

A aluna Isadora Monteiro da Silva endossou a fala dos colegas. Para ela, a abordagem ao Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) foi a parte mais importante e interessante. “Isso nos mostrou que antes de cobrarmos nossos direitos, devemos cumprir com nossos deveres. Tenha contribuído com a sociedade em que vivo sempre que posso. Só assim construiremos uma sociedade mais forte e justa”.

Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu

Gostou? Então compartilhe!

Deixe um comentário