quinta-feira, abril 25, 2024
Nacional

Caravana Mães de Minas chega à Uberlândia

 A Caravana Mães de Minas fica em Uberlândia, no Triângulo Mineiro até domingo (26) atendendo às famílias das gestantes e mães com filhos até um ano de idade do município e da região.

A Caravana conta com uma série de atividades e oficinas gratuitas voltadas para este público alvo e também para os pais, familiares, profissionais e estudantes da área da Saúde. Serão diversas oficinas e momentos de sensibilização que abordam a qualidade de vida das gestantes e dos recém-nascidos.

A Caravana é parte integrante do Programa Mães de Minas, um projeto da Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais, que tem como finalidade oferecer atenção integral às mulheres e aos recém-nascidos e, assim, reduzir as taxas de mortalidade materna infantil em todo o Estado. Uberlândia é a 10ª cidade de Minas contemplada com a ação.

Na opinião da estudante Fernanda Almeida Sampaio Oliveira, que está com 25 semanas de gestação, o aprendizado é o carro chefe do evento. “A gente aprende como dar banho no bebê, trocar as fraldas e os cuidados quanto à alimentação nos primeiros meses de vida”, contou. O que encantou mais o futuro pai, o policial militar Luiz Vinícius Moura de Oliveira, foi o Túnel da Vida. “Saber como são as reações a cada mês da gestação serve como entender o processo de construção da vida”, ressaltou Vinícius.

Para a professora de pediatria e neonatologia da Universidade do Triângulo Jaqueline Pacheco que orienta as alunas e as gestantes sobre a higiene com o bebê e cuidados com o coto umbilical na Caravana, eventos desta natureza são muito importantes para a orientação não só das gestantes e os bebês, mas também para os familiares, como pais que aprendem os cuidados com os recém nascidos para futuro auxílio das mamães.

Segundo a mestra em odontopediatria Beatriz Perfeito de Melo, do programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia, este evento é bastante inovador. “As informações direcionadas às gestantes são muito importantes, e elas estão ávidas por conhecimentos, principalmente as de primeira viagem, porque é um momento de mudança e elas querem o melhor para seus filhos. A estrutura oferecida é excelente e o ambiente ajuda bastante no direcionamento das várias atividades, que estimula a curiosidade das futuras e atuais mamães, preparando-as para diminuir as dúvidas que possam surgir quanto aos cuidados com os bebês”, finalizou.

A caravana

Mais do que um lugar de compartilhamento de informações e experiências, a Caravana Mães de Minas é um espaço de sensibilização de mães e gestantes em busca de hábitos saudáveis durante a gestação e o primeiro ano de vida do bebê. Profissionais da área da saúde, familiares e gestantes poderão participar de oficinas gratuitas sobre cuidados com o bebê, parto humanizado, aleitamento materno, dicas para uma gravidez saudável e confecção de brinquedos a partir de material reciclável. Poderão, ainda, registrar momentos da gravidez na cabine de fotos, conhecer uma instalação que estimula novas possibilidades sensoriais e percepções através de imagens e informações sobre as várias fases do feto e, finalmente, vão participar de uma roda de compartilhamento de relatos sobre a gravidez, em que os depoimentos feitos pelos/as participante serão gravados em vídeo.

Haverá, também, um estande para que as grávidas possam se cadastrar no 155, o call center do Mães de Minas, que funciona como uma central de apoio à gestante. Todas as oficinas dão direito a certificado de participação para estudantes e profissionais da área da saúde. Durante o evento haverá sorteio de brindes para os participantes.

A Caravana já passou por Ribeirão das Neves na Região Metropolitana, Belo Horizonte, Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, Juiz de Fora, na Zona da Mata, Governador Valadares, no Leste mineiro, Montes Claros, no Norte de Minas, Patos de Minas no Alto do Paranaíba e Uberaba no Triângulo Mineiro.

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *