sábado, maio 18, 2024
DestaqueRegião

Vacinação contra a poliomielite prorrogadas até o dia 30/09

A campanha de vacinação de crianças entre um ano e cinco anos de idade contra poliomielite (pólio) está prorrogada até 30 de setembro. A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde e vale para todo o Brasil, em decorrência da baixa adesão da população. A prorrogação também é válida para a multivacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos que necessitam atualizar a caderneta de imunização.

Em Manhuaçu, desde o início da campanha, foram administradas 3.227 doses da vacina contra a pólio em forma injetável ou de gotinha, de acordo com a faixa etária e o esquema vacinal da criança. O quantitativo corresponde a 59,35% do percentual de crianças estimado para a campanha, que é de 5.437. Os dados parciais da campanha contra pólio foram extraídos do painel de vacinação do Ministério da Saúde nesta sexta-feira (09/09). Não há dados disponíveis sobre a multivacinação.

Todas as unidades de saúde possuem doses da vacina contra poliomielite e também as 18 vacinas disponíveis para a população de até 15 anos. Portanto, basta ir em um Posto de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, levando o cartão de vacinação, documento do filho ou Cartão SUS, para proteger o seu filho e a sua família.

A doença

O Brasil, que conseguiu o certificado de livre da poliomielite em 1994, voltou a ser considerado país de risco, diante da baixa cobertura vacinal, por isso é importante alcançar a meta de 95% de imunizados.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode atingir adultos. A doença que não tem tratamento específico, sendo a vacinação a forma mais segura de prevenção, pode deixar sequelas pois afeta o sistema nervoso da criança, provocando lesões que levam à paralisia irreversível, principalmente nas pernas.

Multivacinação

A prorrogação também é válida para a campanha de multivacinação de todas as crianças e os adolescentes menores de 15 anos. O objetivo da campanha é atualizar a carteira de vacinação, garantindo a crianças e adolescentes que ainda não completaram 15 anos todas as vacinas do calendário, de acordo com a faixa etária.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.