domingo, abril 28, 2024
DestaqueRegião

Manhuaçu sedia 23º Encontro Regional da Maçonaria

MANHUAÇU (MG) – Manhuaçu sediou neste final de semana o 23º Encontro Regional da Maçonaria, que celebrou o dia do maçom, comemorado em 20 de agosto. A cerimônia festiva foi na AABB, durante evento promovido pela Loja Maçônica Fraternidade Regional 33 com participação de mais de 300 pessoas.

Organizado anualmente, o Encontro Regional estava suspenso desde as restrições da pandemia. A cerimônia foi conduzida pelo Venerável Mestre Carlos Frederico Majeski Colombo, da loja anfitrião, e contou com a presença do Grão-Mestre Adjunto do GOB-MG (Grande Oriente do Brasil) Olímpio Antônio Maia Abreu e do Presidente da Pael (Poderosa Assembleia Estadual Legislativa) Adriano Pereira Pinheiro, além do Mestre Conselheiro Capítulo Manhuaçu da Ordem Demolay, Marcos Henrique de Andrade Paiva, do Grande Secretário Adjunto de Previdência e Assistência GOB-MG, Átila da Cruz Machado Bela, e do Conselheiro do GOB-MG Carlos Aristóteles Bezerra.

Veneráveis-mestres das oito lojas participantes dessa edição também compuseram o dispositivo de honra: da Loja Agostinho de Souza Lima: Michel Baia Dutra Emerick; da Loja Delta Maçônica de Iúna: Luiz Valadão da Cunha; da Loja Paz e Liberdade de Matipó: Rogério Martinho da Silva; da Loja Renascimento e Justiça: Thiago Pena Lacerda; da Loja Tríplice Aliança: Maurício de Oliveira Júnior; da Loja União de Manhuaçu: Rubens José de Souza; da Loja União de Simonesia: Paulo Roberto Marinho; e da Loja União, Liberdade e Justiça: Márcio de Paula Santos Rodrigues.

DIA DO MAÇOM

O Dia do Maçom é celebrado em 20 de agosto. De acordo com a história maçônica, nesta data, em 1822, aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria “Comércio e Artes” e “União e Tranquilidade”, na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, Gonçalves Ledo, considerado o integrante de maior destaque na maçonaria brasileira, teria feito um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano. Teria sido por impulso da Sociedade Maçônica, que o Príncipe Regente Dom Pedro I, teria proclamado a Independência do Brasil no dia 7 de Setembro de 1822.

A noite de homenagens foi iniciada com a abertura da Bíblia Sagrada e a entrada da Bandeira Nacional, com a execução do Hino Nacional.

Em seguida, o maçom Joventino Ribeiro fez uma apresentação sobre a data e os 200 anos do Grande Oriente do Brasil. “O Grande Oriente do Brasil participou ativamente em momentos cruciais da história brasileira bem como de todos os movimentos sociais de relevância da nação, como a abolição da escravatura, a Proclamação da República e a Independência do Brasil”, destacou.

Além de traçar a trajetória do GOB no país, ele citou que o Grande Oriente do Brasil está representado por quatro lojas na cidade Loja União de Manhuaçu, Loja União Liberdade e Justiça, Loja Tríplice Aliança e Loja Fraternidade Regional 33.

Ele finalizou lembrando maçons que fizeram a história de Manhuaçu: Antônio Welerson, Alencar Soares Vargas, Amaral Franco, Juventino Nunes, Frederico Dolabela, César Leite, Salime Nacif, Silas Heringer.

HOMENAGENS

Durante a celebração regional, a Maçonaria homenageou um membro escolhido por sua loja pelos trabalhos e dedicação à ordem.

Foram homenageados: da Loja Maçônica Agostinho de Souza Lima (Durandé): Rômulo Formagine de Souza;  da Loja Maçônica Delta Maçônica de Iúna (Iúna-ES): Luiz Valadão da Cunha; da Loja Maçônica Fraternidade Regional 33: Randerson Duvanel Rodrigues; da Loja Maçônica Paz e Liberdade de Matipó: Thaliz de Assis Barbosa; da Loja Maçônica Renascimento e Justiça: Antônio Marcos de Oliveira Silva; da Loja Maçônica Tríplice Aliança:  Leandro Braga de Oliveira; da Loja Maçônica União de Manhuaçu: Carlos Almiro Queiroz de Lacerda; da Loja Maçônica União de Simonésia: Antônio Elias Temer Neto; e da Loja Maçônica União, Liberdade e Justiça: Leonardo Silva Freitas.

Ainda foram entregues o Título de Benemérito da Ordem ao Maçom Ailton Lopes Ferreira, da Loja Maçônica União, Liberdade e Justiça; e uma homenagem especial ao maçom já falecido, João Agostinho Pereira – que foi recebida pela filha Maria da Penha Pereira.

GRATIDÃO

O Grão-Mestre Adjunto do GOB-MG Olímpio Maia e o Presidente da Pael Adriano Pereira Pinheiro destacaram a importância do encontro regional e manifestaram sua satisfação em participar desse momento especial da Maçonaria na região de Manhuaçu.

Já o Venerável-mestre da Loja Maçônica Fraternidade Regional 33, Carlos Frederico Majeski Colombo, ressaltou a alegria da retomada desse evento. “Durante o ano, em nossas reuniões, procuramos elevar o nosso pensamento, fortalecendo nosso espirito junto ao Criador. Procuramos levar aos nossos familiares e as pessoas que convivemos, muito amor, muito carinho e muito alento aos menos necessitados. Rogamos ao Grande Arquiteto do Universo, que é Deus, que nos ilumine sempre, e continue dando forças, sabedoria e equilíbrio para continuarmos nesta luta para o bem da família, da sociedade e dos nossos amados irmãos”.

A noite ainda teve um memorável baile dançante para celebrar o sucesso do encontro regional.

Para o próximo ano, o evento será realizado pela Loja Maçônica Renascimento e Justiça, de Manhuaçu.

Carlos Henrique Cruz – carlos@portalcaparao.com.br

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.