SRS Manhuaçu articula ações para vocacionar Centro de Referência em Saúde do Trabalhador regional

No último dia 14 de março, a equipe técnica do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) regional Manhumirim esteve reunida com a equipe da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu.

Na pauta foi discutido o fortalecimento das ações conjuntas relacionadas à saúde dos trabalhadores e a proposta de vocacionar o Cerest para atuação especial junto ao setor agropecuário, agindo na prevenção de doenças, acidentes de trabalho e recuperação das vítimas.

“A produção de café é uma das principais atividades econômicas não só de Manhumirim, mas de vários municípios do território. Devido à topografia da região, o tipo de produção predominante é manual e esse fator favorece acidentes de trabalho, tanto no período da colheita, quanto na manutenção das lavouras e é com foco nesse público que estamos propondo um olhar especial para o agro”, explicou a referência técnica de Saúde do Trabalhador da SRS Manhuaçu, Andressa Aguiar.

O superintendente regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau, explicou que o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador promove ações que buscam melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção, promoção e vigilância de acidentes de trabalho. “As atividades desenvolvidas pelo Cerest são abrangentes na proteção ao trabalhador. A equipe da SRS Manhuaçu tem buscado dar suporte permanente às ações educativas, palestras e educação em Saúde”, disse o superintendente.

Cerest em Manhumirim

Fruto de alinhamento entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Ministério da Saúde (MS) e prefeitura de Manhumirim, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) regional Manhumirim visa o provimento de retaguarda técnica para o Sistema Único de Saúde (SUS) nas ações de prevenção, promoção e vigilância em saúde dos trabalhadores. A unidade foi inaugurada em dezembro de 2021 e fica localizada à Av. Lauro Célio Silva, nº 500, Centro.

 

Texto e Foto: Antonio Rodrigues / ASCOM – SRS MANHUAÇU

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.