sexta-feira, abril 19, 2024
DestaqueRegião

SRS-Manhuaçu realiza reunião de alinhamento com foco na descentralização da assistência farmacêutica

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu realizou na última segunda-feira, 14/2, reunião com técnicos das microrregiões de saúde de Manhuaçu e Carangola. O objetivo principal do encontro, que ocorreu de forma virtual, foi o alinhamento de ações referentes à descentralização de medicamentos que integram o componente especializado da assistência farmacêutica.
“Nosso objetivo com essa reunião foi promover um ajuste com nossos municípios que aderiram recentemente ao processo de descentralização da assistência farmacêutica. Essa reunião foi justamente para apresentarmos a forma correta de preenchimento do processo de dispensação dos medicamentos, fluxos e controle de estoque entre outras abordagens. Além disso, falamos sobre os sistemas e tiramos dúvidas sobre os processos”, explicou a especialista em políticas e gestão da saúde da Assistência Farmacêutica (CAF) da SRS Manhuaçu, Nathália Estevanovic Aarestrup.

Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica

O objetivo da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) foi ampliar e qualificar o acesso aos medicamentos.  Para aderir à Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica os municípios cumpriram critérios obrigatórios como um profissional farmacêutico devidamente registrado no Conselho Regional de Farmácia para atuação no local onde for feita a dispensação dos medicamentos; possuir computador com conexão estável à internet e ter sistema de monitoramento de temperatura das câmaras de conservação de medicamentos entre outras exigências.  Todos os 34 municípios que compõe a área de abrangência da SRS Manhuaçu aderiram à política de descentralização.

“A nossa principal missão é promover a saúde e proporcionar aos pacientes tratamento adequado em tempo oportuno. Para isso foi realizada uma análise, feita pelos técnicos da SRS Manhuaçu, que apontou melhorias nos procedimentos da Assistência Farmacêutica após a descentralização. Entendemos que quanto mais próximo ao usuário melhor o acesso e ainda evitamos desperdícios. O Núcleo de Assistência Farmacêutica da SRS Manhuaçu continua acompanhando diariamente esse processo e promovendo o apoio necessário aos municípios”, frisou Juliano Estanislau, Superintendente Regional de Saúde de Manhuaçu.

Texto e Foto : Antonio Rodrigues / ASCOM – SRS MANHUAÇU

 

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.