terça-feira, abril 23, 2024
DestaqueRegião

Agricultura familiar: Rede Leste de Bancos de Alimentos reúne-se em Manhuaçu

A RELBA (Rede Leste de Bancos de Alimentos) realizou reunião de abrangência regional em Manhuaçu, na manhã desta sexta-feira, 10/09, no anfiteatro da Câmara Municipal, no B. Alfa Sul. São trinta cidades representadas pela instituição.
O Deputado Federal Subtenente Gonzaga, Prefeita Maria Imaculada e o Presidente da Câmara, Vereador Cleber Benfica, participaram da solenidade presidida pelo Secretário Geral da Relba, João Paulo de Paiva Ramos. Também presentes, Vereadora Eleonora do CEM; os Secretários Municipais, Sandro Tavares (Agricultura) e Eleni de Jesus (Trabalho e Desenvolvimento Social); Gerente Regional da EMATER, Rômulo Mathozinho; Presidente do CMDRS, Águeda Diniz, e Padre João Batista (Paróquia São Sebastião do Sacramento), além de representantes de diversas cidades vizinhas que integram a RELBA e membros do CONSEA (Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional) e demais órgãos ligados à agricultura familiar.
Com diversas ações realizadas em várias frentes de trabalho, Manhuaçu e região vivenciam o fortalecimento da agricultura familiar, com geração de renda para a população que reside nas comunidades rurais, a partir da produção e comercialização de alimentos, como hortifrútis, por exemplo.
Bons resultados desta organização são percebidos na área de assistência social, com o direcionamento dos alimentos adquiridos do agricultor familiar local para instituições filantrópicas, como creches, lar dos idosos, famílias em situação de precariedade social, escolas públicas municipais e estaduais, entre outras, a partir da atuação junto a programas como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), por exemplo. Nas mesas destes lares e instituições, alimento saudável, produzido na região e sem agrotóxicos.
Em 2018, Manhuaçu passou a integrar a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, o que trouxe novas possibilidades de comercialização dos produtos agrícolas aqui cultivados.
O Deputado Federal Subtenente Gonzaga destacou recursos viabilizados a partir de emendas de sua autoria junto ao Governo Federal para o fortalecimento da agricultura em toda a região, como liberação de recurso para compra de produtos da agricultura familiar local, por meio do PAA; caminhões frigoríficos; tratores agrícolas; Armazém do Produtor Rural de Manhuaçu, entre outros, além de novos projetos e a atenção constante com o setor.
A Prefeita Imaculada saudou as demais autoridades e lideranças regionais e reiterou o compromisso da Administração Municipal com a população da cidade e do campo.
Após os pronunciamentos das autoridades, o evento teve continuidade com palestras apresentadas por especialistas da RELBA, evidenciando orientações técnicas e outras atualizações importantes para os gestores que lidam com o PAA, especialmente com os Bancos de Alimentos, além de esclarecimentos de dúvidas.
2ª CONFERÊNCIA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Em Manhuaçu, a 2ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional está prevista para ocorrer no próximo dia 28 de outubro. Na ocasião, deverão ser eleitos os novos representantes e definida a diretoria do CONSEA.
Thomaz Junior

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.