sexta-feira, abril 26, 2024
Nacional

Governo anuncia implantação do SAMU Regional

O governador Romeu Zema anunciou na ultima sexta-feira (20/08) a implantação do SAMU Regional para atendimento de 53 municípios da macrorregião Leste do Sul.  A expectativa é que o serviço esteja em operação em dezembro deste ano. A assinatura do convênio, no valor de R$ 14 milhões, é o marco inicial do processo.

Atualmente a Microrregião de Saúde de Manhuaçu não conta com o serviço. Com o SAMU, a população terá ganhos significativos em atendimento em saúde, uma vez que o serviço conta com regulação médica especializada e atendimento qualificado, conexão direta com hospitais para encaminhamento de pacientes

Para tanto, haverá uma Central de Regulação de Urgência Única, coordenada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste), localizado em Juiz de Fora. Soma-se a isso a aquisição de 23 ambulâncias e o ingresso de novos entes não signatários no protocolo de intenções do Cisdeste.

O superintendente Regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda participou da solenidade e fala da importância do serviço para a saúde do território. “O SAMU é um sonho antigo da nossa região, trabalhar o componente móvel da Rede de Urgência e Emergência em conjunto com a nova política hospitalar do Estado de Minas Gerais (Valora Minas) nos permitiu vocacionar as nossas portas de entrada para o sistema saúde de forma a facilitar a distribuição das bases e ambulâncias no território”, comemorou.

Estrutura
A macrorregião contará com quatro Unidades de Suporte Avançado (USA’s), distribuídas nos polos das microrregiões, sendo duas em Manhuaçu, uma em Ponte Nova e uma em Viçosa, além de 19 Unidades de Suporte Básico (USB’s) nos seguintes municípios: Abre Campo, Ipanema, Lajinha, Manhuaçu (2), Manhumirim, Matipó, Mutum, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, Alvinópolis, Jequeri, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, São José do Goiabal, Araponga, Teixeiras e Viçosa.

Comunicação Social SRS de Manhuaçu

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.