domingo, abril 21, 2024
Região

Luisburgo realiza I Feira Literária

Luisburgo

– A Administração 2013/2016 movimenta a cultura em Luisburgo com a realização de eventos e atividades diversas durante todo o ano. Um exemplo recente aconteceu no coração da cidade, no antigo casarão das máquinas: a I Feira Literária “Mais Cultura na Cidade”. A iniciativa da Secretaria M. de Educação, juntamente com o Conselho M. do Patrimônio Cultural, fez com que as portas e janelas deste ícone histórico da cidade fossem reabertas, e, por dentro, cestos e balaios repletos de livros, mesas para leitura (Café com Leitura), exposições de artesanato e delícias típicas da culinária local – como broas, doces, bolos e biscoitos -, além de stands de empresas parceiras, como as Fazendas Klem – que, situada em Luisburgo, alcançou recentemente duas certificações internacionais e está apta para exportar o seu café Gourmet Clássico para diversos países, em vários continentes.

A entrada ao casarão foi franqueada a partir das 10h da manhã – horário em que a inédita feira teve início. A possibilidade de emprestar, doar, trocar, comprar, enfim, compartilhar livros chamou a atenção do público que, ao adentrar no recinto, se vislumbrou com os inúmeros títulos literários à disposição. A equipe da Secretaria M. de Educação atendeu aos visitantes, procedendo com o controle dos livros emprestados, possibilitando a adolescentes, jovens e adultos levar para casa o livro desejado, com o prazo suficiente para sua leitura e devolução.

Outra agradável surpresa no evento foi a participação dos escritores de Luisburgo Adirson Téles – que atualmente reside em Belo Horizonte – e de Janete Viza – que mora em Vitória (ES). Na oportunidade, Adirson Téles lançou dois novos livros, intitulados “A Choupana” e “Beijo de Mulher”. Os autores realizaram tarde de autógrafos, abrilhantando a programação da feira. Entre os presentes, o Prefeito José Carlos Pereira, Secretários M. de Educação, Maria Aparecida Noronha, e de Saúde, Sebastião Braga de Souza; Empresário César Viana Klem, e Presidente do Conselho M. de Patrimônio Cultural, Cristina Hubner, juntamente com conselheiros.

Durante toda a tarde, moradores, alunos e professores das escolas municipais e da EE Joaquim Knupp encantaram o público com recitais e apresentações de leitura diversas, principalmente composições próprias. Houve premiação para os estudantes que se destacaram nas apresentações no palco. Da rede estadual (EE Joaquim Knupp), receberam medalhas e premiação: Lívia Campos, Daniel de Souza e Keila Felipe Ferreira, e da Rede Municipal, foram contemplados: Raissa Maria Praça, Gabriel Alves Knupp e Tauane de Castro Filho.

Professoras da Rede Municipal de Ensino apresentaram em telão o bem-sucedido trabalho desenvolvido nas escolas com alunos autistas, uma atenção que ocorre nas salas de aula e fora delas, com atenção para estes educandos especiais inclusive na hora da merenda. Entre as atrações musicais, a participação dos músicos da cidade, Marcos Amaral e Sheldon, e, à noite, no encerramento da programação, o show do cantor Jefferson Portes.

Ass. de Comunicação – Manhuaçu Notícia

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *