Manhuaçu sedia etapa Microrregional do Polo SUS

Manhuaçu

– O município de Manhuaçu foi um dos escolhidos para sediar a primeira etapa do Projeto Polo Institucional de Fortalecimento da Gestão Participativa do Sistema Único de Saúde (SUS). As atividades também foram realizadas em outros dezesseis municípios da Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Campos das Vertentes. Aqui na cidade a Câmara Municipal foi o local de desenvolvimento do projeto que tem como objetivo orientar as ações do Governo na promoção, qualificação e aperfeiçoamento da gestão estratégica e democrática das políticas públicas, no âmbito do SUS, nas respectivas esferas da região.

A socióloga Flávia Abreu, que atua com capacitação na área de educação e saúde, foi a facilitadora e mediadora dos debates. “O nosso objetivo aqui é promover o fortalecimento das políticas de gestão participativa no âmbito do SUS mediante a geração de conhecimento e capacitação dos gestores públicos e lideranças sociais. Nossa missão é capacitar e mobilizar os agentes públicos e sociais que atuam nas áreas da saúde, com ênfase especial sobre as populações em condições de vulnerabilidade e iniquidade no acesso à saúde. Dentro desse contexto posso citar a população do campo e da floresta, população cigana, negros, moradores de rua e população LGBT (lésbicas, gays, Bissexuais, transexuais e transgênero). Mas o primeiro passo é fazer um levantamento das carências, para a partir do segundo módulo, saber que direção seguir” – afirmou Flávia Abreu.

Representantes de vários setores da saúde de Manhuaçu e também da região participaram da primeira etapa que contou ainda com a presença do Prefeito Nailton Heringer. “As populações denominadas minoria estão cada vez mais visíveis na sociedade e eles têm que ter todo o atendimento, inclusive específico, da forma que necessitarem. Estou participando do Polo SUS porque acredito que não só na saúde, mas também na educação ou em qualquer seguimento, qualquer ser humano tem que ter seus direitos preservados” – disse o prefeito.

O encontro teve duração de oito horas e foi dividido em quatro módulos. Todos os participantes que cumpriram pelo menos 75% da carga horária receberam certificado emitido pela – UFJF Universidade Federal de Juiz de Fora. A partir desta primeira etapa foi feito um diagnóstico da situação da população discutida, quanto ao acesso e atendimento em áreas da saúde. O pontapé inicial foi dado para a segunda etapa que vai acontecer em setembro quando será oferecido um curso de capacitação de agentes de saúde.

POLO-SUS.jpg1

 

 

 

 

 

 

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *