sexta-feira, abril 19, 2024
Região

OAB Manhuaçu leva projeto “OAB vai à Escola” a Reduto

Manhuaçu

– Na manhã desta quarta-feira (11), cerca de 300 alunos do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Carlos Nogueira da Gama, em Reduto, participaram de mais uma etapa do projeto “OAB vai à Escola”. A palestra foi proferida pelo presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos. Compuseram a mesa de destaque os advogados Anderson Luiz Gonçalves Hott, Arilson Nobre, Júlia Mara Rodrigues Pimentel, Laura Braga Poubel, Keila de Oliveira Hott, Tatiane Alves Hott, Janaine Amaral de Paula, Wenceslau Ferreira da Costa Filho; a diretora do educandário Mariléa Aparecida de Souza Reis; o vereador Eduardo Romeiro, além dos professores Vander Pereira e Maira Silva Souza.

De acordo com o presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, o objetivo do projeto “OAB vai à Escola” é levar aos jovens, noções de direito, cidadania e democracia. “Este projeto visa estreitar os laços entre a Ordem, os advogados e os jovens estudantes, estimulando neles a consciência cidadã. Nós, advogados, temos uma história de luta em defesa da sociedade. Participamos da construção da democracia no Brasil. Por isso, é fundamental que os estudantes tenham plena consciência do seu papel na sociedade, conhecendo os seus deveres e seus direitos, para que se tornem cidadãos dignos e honrados, preocupados com uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária”. Alex Barbosa destacou ainda que “a escola é o ponto de partida na formação desses novos cidadãos e só através do diálogo e do conhecimento é possível construir uma sociedade cada vez mais cidadã. Respeito e educação devem ser as palavras de ordem dentro das escolas e nos lares de cada jovem, de cada estudante. Mais do que debater os direitos, precisamos orientar os alunos sobre os seus deveres e das consequências de seus atos”, ressaltou.

Ele ainda agradeceu a forma carinhosa e acolhedora com que os advogados foram recebidos pela direção da escola, professores e alunos.

 

PALESTRA REFORÇA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO

 

A advogada Júlia Mara Rodrigues Pimentel, que também é professora universitária e estudou na Escola Estadual Carlos Nogueira da Gama, retornou ao educandário com muita alegria. Segundo ela, “é um prazer voltar ao lugar que transformou a minha vida. A escola de Reduto é referência na região. Fomos muito bem recebidos pelos alunos, pois eles entendem a importância do professor dentro da sala de aula. Aliás, a valorização do profissional da educação é imprescindível. Só existem outras profissões por causa do professor. Precisamos entender isso para que possamos avançar como sociedade”.

Outra advogada que retornou na manhã desta quarta-feira ao educandário que a formou foi Keila de Oliveira Hott. Ela falou com orgulho dos seus anos como aluna da Escola Estadual Carlos Nogueira da Gama. “Estudei a minha vida toda em escola pública. E foi aqui que me preparei para posteriormente fazer uma faculdade federal. Quando alguém quer alguma coisa, basta se dedicar. Dedicação é tudo”.

Como representante da sociedade, o vereador Eduardo Romeiro (Dudu) teve a oportunidade de conversar com os alunos e deixar uma mensagem de luta e força de vontade para os mais jovens. “Eles estão iniciando suas vidas sociais e políticas. A minha presença aqui hoje foi mais no sentido de mostrar que a vida passa muito rápido e precisamos aproveitar as oportunidades. A educação é a base de tudo e a mensagem que deixamos é de que devem estudar e aproveitar ao máximo o tempo dentro da sala de aula. Esse projeto realizado pela OAB Manhuaçu, através do presidente Alex Barbosa, é brilhante e tenho certeza de que está dando excelentes resultados”, comemorou Dudu.

 

DIRETORIA, PROFESSORES E ALUNOS SATISFEITOS

 

A diretora da Escola Estadual Carlos Nogueira da Gama, Mariléa Aparecida de Souza Reis, parabenizou a iniciativa da OAB Manhuaçu e ressaltou a importância deste projeto como verdadeiro instrumento de transformação social. “Primeiramente, quero agradecer imensamente ao presidente Alex Barbosa de Matos, que proporcionou um momento de reflexão aos alunos. Eles são carentes de visitas como estas. A OAB Manhuaçu vem fazendo um trabalho pioneiro. Por isso, recebemos os advogados com muita satisfação. Queremos que os nossos alunos colham, num futuro próximo, os frutos que foram plantados aqui hoje”, enfatizou Marilea.

Atentas às palavras dos advogados, as alunas Helennara Hevelin, Larissa Huebra e Emmily Caetano elogiaram a iniciativa. “A escola tem esse discurso, mas alguns alunos só valorizam alguns assuntos quando ditos por pessoas de fora. Ficamos atentas ao que foi abordado aqui hoje. Foi muito produtivo”, comentou Helennara. “Acho que o fator mais importante foi o fato de que os palestrantes são de origem humilde e estudaram em escola pública. Isso nos serve de motivação para buscarmos um futuro melhor para nós. Quem faz a escola são os alunos. Devemos dar valor aos ensinamentos dos professores”, avaliou Larissa.

“Toda a abordagem foi interessante. Quando os palestrantes deram seus testemunhos, dizendo que estudaram em escola pública, todos prestaram ainda mais atenção, pois essa é a nossa realidade. O advogado Alex Barbosa é presidente da OAB Manhuaçu e veio de escola pública. Isso demonstra que todos nós somos capazes de alcançar os nossos objetivos”, concluiu Emmily.

 

Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu – Manhuaçu Notícia

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *