sexta-feira, abril 19, 2024
Nacional

Veja os perfis dos 24 deputados estaduais eleitos no AM

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) contará com nova composição a partir de janeiro de 2015. Neste domingo (5), cerca de 2 milhões de eleitores dos 62 municípios do estado elegeram, entre 625 candidatos, os nomes dos 24 parlamentares que devem assumir vaga na Casa. Ao todo, 14 deputados foram reeleitos. PSD e PMDB devem ocupar três cadeiras, cada. Veja abaixo o perfil de cada parlamentar eleito:

 

ELEIÇÕES 2014 NO AM
Notícias, pesquisas e apuração de vot

Josué Neto (PSD)
Josué Cláudio de Souza Neto é o atual presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) no biênio 2013-2014. Ele é formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e também atua como radialista. Ainda estudante, aos 18 anos, Josué Neto filiou-se ao PFL e, em 2005, foi eleito para seu primeiro mandato como vereador na Câmara Municipal de Manaus.  Pelo PSB, em 2007, foi eleito deputado estadual e passou a compor a Mesa Diretora da Casa, no cargo de 2º Secretário. Pelo PMN, em 2010, Josué Neto foi reeleito deputado estadual e passou a atuar no cargo de 3º vice-presidente, permanecendo na vice-liderança do Governo na Aleam e líder do partido na Casa.

Ricardo Nicolau (PSD)
É natural de Manaus, tem quase 20 anos de carreira pública. Entrou na política em 1996 como vereador de Manaus, antes de conquistar sua cadeira na Assembleia Legislativa do Amazonas pela primeira vez em 1998. Em 2011 e 2012, o deputado Ricardo Nicolau presidiu a Assembleia Legislativa do Amazonas. Ricardo realizou o primeiro concurso público da Assembleia em 26 anos, com 132 vagas. Todos os aprovados foram convocados e, atualmente, fazem parte do quadro funcional efetivo da Casa. O deputado é o fundador do Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCoti).

Serafim  Corrêa (PSB)
Serafim Fernandes Corrêa, amazonense de Manaus, é técnico em contabilidade, economista e advogado. Foi Secretário Municipal de Economia e Finanças de Manaus (89) e Auditor Fiscal da Receita Federal (77 a 05), chegando ao topo da carreira como Conselheiro da 1ª Câmara do 2º Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda, quando se aposentou em 2005. Como político foi vereador por dois mandatos junto à Câmara Municipal de Manaus (89-96), Presidente do PSB-Manaus (91/92), Presidente do PSB-AM (93/04), Presidente de Honra do PSB-AM (05/14), Membro do Diretório Nacional do PSB (93/14) e do Conselho Diretor da Fundação João Mangabeira (05/14). Foi, ainda, Prefeito de Manaus (05/08), Vice-Presidente da FNP – Frente Nacional de Prefeitos (05/08), Membro do Comitê de Articulação Federativa da Presidência da República, representando a FNP (07/08) e do Conselho de Administração da SUFRAMA (05/08).

Dermilson Chagas (PDT)
Dermilson Carvalho das Chagas é natural de Manaus e tem 44 anos. Já foi superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Amazonas. É formado em administração pela  Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ainda na universidade iniciou militância política no Centro Acadêmico de Administração. Dermilson foi mais jovem superintendente do trabalho no Brasil.

Belarmino Lins (PMDB)
O advogado Belarmino Lins de Albuquerque é oriundo de Fonte Boa (AM) e tem 68 anos. Lins foi reeleito pela sétima vez consecutiva deputado estadual. Atualmente, é vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), casa da qual foi presidente de 2005 a 2011. De 1980 a 1983 foi diretor financeiro da COSAMA, superintendente do IAPAS no período 1984 a 1987, diretor Administrativo e Financeiro do IPASEA entre 1987 e 1988. Belarmino ainda ocupou o cargo de diretor-presidente do IPASEA de 1989 a 1990.

Wanderley Dallas (PMDB)
Nasceu em Sobral, no estado do Ceará, no dia 19 de maio de 1959. Aos 14 anos mudou-se para a cidade de Manaus. Wanderley Dallas é Pastor da Igreja Assembleia de Deus. Em 1991 começou a sua vida como radialista na rádio Você FM e também na RBN. No ano de 1996 foi eleito vereador da cidade de Manaus, tornando-se o 1º Secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus. Em 2000, candidatou-se a reeleição obtendo um total de 3.819 votos. Dois anos depois, Dallas Foi eleito deputado estadual do Amazonas, com 18.710 votos, pelo PMDB. Ele conseguiu reeleger após dois mandatos consecutivos.

Sidney Leite (PROS)
Sidney Ricardo de Oliveira Leite, é natural de Maués (AM), e tem 47 anos. Foi prefeito da cidade onde nasceu por três vezes. Foi secretário municipal de educação na cidade. Venceu as eleições de 2000 para prefeito e foi reeleito em 2004. Em 2006 disputou a eleição para o Governo do Amazonas como vice na chapa que ficou em segundo lugar. Em 2009, assumiu a Secretaria de Projetos Especiais da Prefeitura de Manaus onde permaneceu até janeiro de 2010, ano em que concorreu ao cargo de deputado estadual e venceu, sendo reeleito em 2014.

Adjunto Afonso (PP)
É natural de Pauini, na Calha do Purus, e faz parte de um grupo que chegou para marcar sua presença na política amazonense. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Adjunto exerceu vários cargos em agências bancárias do estado, sendo gerente do BEA por 15 anos. Adjunto Afonso encontra-se em seu terceiro mandato e foi eleito, pela primeira vez, deputado estadual em 1998, para o período de 1999/2002, sendo eleito novamente em 2006 e reeleito em 2010.

José Ricardo (PT)
O deputado estadual eleito José Ricardo Wendling nasceu no Rio Grande do Sul, mas mora em Manaus desde os 7 anos de idade. Em 1988, formou-se em Economia pela Universidade do Amazonas; Já em 1999, concluiu o curso de Direito pela Faculdade Nilton Lins, tendo se pós-graduado, posteriormente, em Gerência Financeira Empresarial e Metodologia de Ensino Superior do Amazonas. Desde 1995, é filiado ao PT, e colaborador desde a sua fundação, em 1980. José Ricardo concorreu, pela primeira vez, uma eleição como candidato a vereador em 1996, quando ficou como quarto suplente. Em 2000, candidatou-se pela segunda vez, ficando como terceiro suplente; e em 2002, concorreu como candidato a deputado estadual, terminando em primeiro suplente. Em 2004, ele elegeu-se vereador, disputando novamente as eleições em 2006, como deputado estadual, terminando como segundo suplente. Em 2008, José Ricardo elegeu-se, pela segunda vez, vereador de Manaus. Dois anos depois venceu a eleição para deputado estadual, conquistando mais de 38,3 mil votos.

Platiny Soares (PV)
Platiny Soares Lopes é natural de Manaus e tem 22 anos. Cursou Direito pela faculdade Ulbra, mas não chegou a completar o curso. Na Policial Militar (PM) foi presidente-fundador da Associação dos Praças do Estado do Amazonas (APEAM), tendo que afastar-se para concorrer ao pleito das eleições 2014. Concorreu ao pleito de 2014 pela Coligação “Juntos pelo Povo”. Este será o primeiro mandato de Soares.

Alessandra Campêlo (PCdoB)
Nascida em Manaus, Alessandra Campêlo da Silva tem 39 anos. É jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas e pós-graduada em Orçamento e Gestão Pública. Em 2007, assumiu a Secretaria Executiva Adjunta de Administração e Finanças da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror). De março a junho de 2011, foi subsecretária da mesma pasta. Em fevereiro de 2012, Alessandra Campelo tornou-se Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), deixando o cargo em abril deste ano para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa.

Professor Sinésio (PT)
Sinésio da Silva Campos nasceu em Santarém no Pará, é bacharel em Filosofia pela Ufam e é pós-graduado em Ciências Políticas e Ética na Universidade de Pernambuco – SAGRES. Sinésio é professor da rede municipal e estadual de ensino, cargo adquirido por concurso público. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 1995; foi vereador eleito no pleito de 1996, exercendo o mandato de janeiro/97 a janeiro/98; foi eleito deputado estadual em 1998; no ano de 2002 foi reeleito para Assembleia do Amazonas. Sinésio foi reeleito novamente deputado estadual, em 2006, estando em pleno exercício do mandato conquistado em 2010.

Pastor Carlos Alberto (PRB)
Carlos Alberto de Castro Almeida é natural do Rio de Janeiro (RJ) e tem 63 anos.  Formado  em teologia, é pastor há 20 anos. Entrou na carreira política em 2002, quando foi eleito deputado estadual, cargo para o qual foi reeleito em 2006. Em 2012, foi eleito vereador em Manaus. É líder do Partido Republicano Brasileiro (PRB) na Câmara Municipal de Manaus e membro da Comissão Executiva (Mesa Diretora) e atua como 2ª secretário, não podendo atuar nas Comissões Técnicas Permanentes da Casa. Agora retornar a Assembleia Legislativa do Amazonas.

David Almeida (PSD)
David Almeida, natural de Manaus é casado e tem uma filha. Entrou para o parlamento em 2007 e está concluindo seu segundo mandato como deputado estadual. O parlamentar é vice-líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e atual presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). David Almeida está concluindo a graduação em direito, pela Universidade Luterana no Brasil (Ulbra).

Abdala Fraxe (PTN)
Abdala Habib Fraxe Júnior nasceu em Boa Vista (RR), no dia 19 de setembro de 1969. Veio para Manaus aos 16 anos para dar continuidade aos estudos. É casado e tem três filhas. Fraxe é formado em Economia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pós-graduado em Marketing pela Fundação Centro de Análise de Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi). No período entre 1995 e 1998, Fraxe foi o primeiro diretor-executivo do Órgão Gestor de Mão de Obra do Porto de Manaus (OGMO). Em meados de 2000, Fraxe começou a militar partidariamente. Nos últimos dez anos, ele concorreu duas vezes para vereador e três vezes para deputado estadual, sendo eleito na terceira tentativa com 17.500 votos. Atualmente, ele é presidente estadual do Partido Trabalhista Nacional (PTN) e cumpre mandato parlamentar na Aleam.

Bosco Saraiva (PSDB)
João Bosco Gomes Saraiva nasceu em 10 de outubro de 1959 em Manaus. Ele cursou Filosofia e é formado em Gestão em Marketing pela Universidade Paulista (Unip) com pós-graduação em Administração Avançada e Controle de Marketing pela Unip, onde também é professor. Saraiva é atual presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) para o biênio 2013/2014. No Poder Legislativo, exerceu três mandatos anteriores de vereador entre os anos de 1993 e 2004 e, nesse período, presidiu a CMM; Em fevereiro de 2010 exerceu o mandato de deputado estadual pelo PRTB; No Poder Executivo, foi diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano e Ordem Social (Implurb); secretário de Estado da Infraestrutura (Seinf); presidiu a Urbam e atuou como diretor administrativo e financeiro do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado do Amazonas (Ipasea). Bosco Saraiva retornará a Aleam em janeiro de 2015.

Bi Garcia (PSDB)
O empresário Frank Bi Garcia tem 48 anos e nasceu Parintins, município no qual foi eleito prefeito por dois mandatos consecutivos. Nas eleições deste ano, ele concorreu ao cargo de deputado estadual e foi eleito pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Cabo Maciel (PR)
Alcimar Maciel Pereira, mais conhecido como Cabo Maciel, devido sua patente militar, é um amazonense, nascido em 7 de junho de 1972, na cidade de Humaitá. Maciel se tornou soldado da Polícia Militar do Amazonas no ano de 1992, após prestar concurso público, permanecendo nesta patente até o ano de 2007, quando foi promovido a Cabo. No período de 2002 a 2004 exerceu o cargo de Diretor-Representante do grêmio recreativo dos cabos e Soldados da PMAM, em Itacoatiara. Em 2005, Cabo Maciel veio para Manaus e disputou a presidência da Associação dos Cabos Soldados da Polícia e Bombeiro Militar do Estado do Amazonas. Reeleito no ano de 2009, sendo o primeiro presidente da entidade a atingir esse feito. Em 2008, atendendo a um convite de seu partido político o PR, candidatou-se ao cargo de vereador, tendo recebido 2.967 votos, ficando como 2º suplente da coligação. No período de novembro de 2009 a janeiro de 2010, atuou com Chefe do Escritório de Representação do Município de Itacoatiara na cidade de Manaus. Em 2010, Cabo Maciel foi eleito deputado estadual.

Doutor Vicente (PMDB)
Vicente Lopes de Souza nasceu em Pernambuco, em 1961, no município de Serrita, região agreste. Em 1976 veio para a cidade de Manaus determinado a concluir seus estudos e trabalhar na Zona Franca. Em 1982, ingressou no curso de medicina na Universidade do Amazonas (UA), hoje Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Concluiu o curso de medicina em 1987. Em 1988, prestou serviço militar obrigatório no Ministério do Exército, tendo atuado nos município do alto Rio Negro, em especial São Gabriel da Cachoeira. Foi chefe, desde 1988, do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Geral de Manaus (HGM). Permaneceu como Oficial Médico até 1990. No biênio 1993/1994, foi Subsecretário de Estado da Saúde (SESAU), hoje SUSAM, durante o governo  de Gilberto Mestrinho (1990/1994). Em 1996, elegeu-se vereador de Manaus pelo PMDB. Em 1998, Vicente Lopes foi eleito deputado estadual, pela primeira vez. Em 2002, 2006 e 2010, reelegeu-se deputado estadual pelo PMDB.
Luiz Castro (PPS)
Luiz Castro de Andrade Neto tem 52 anos e nasceu na cidade de São Paulo (SP). Mudou-se para o Amazonas em 1977, aos 19 anos, e foi morar no município de Envira, na calha do Juruá. Foi agricultor em Envira. Atuou como conselheiro comunitário na Igreja Católica e lecionou as disciplinas de História, de Geografia, Ciências e Português na Escola Presidente Castelo Branco. É bacharel em Direito formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Foi Presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM) e presidente do Instituto de Cooperação Técnica Intermunicipal (Icoti). Assumiu a Secretaria Estadual de Produção, Agropecuária, Pesca e Desenvolvimento Rural Integrado (Sepror) no período de 2003/2004. Luiz Castro foi prefeito de Envira em dois mandatos. Desde 1999 é deputado estadual no Amazonas. Agora seguirá para o quinto mandato parlamentar consecutivo.
Sabá Reis (PR)
Sabá Reis é natural de Parintins e tem 59 anos. Formado em serviço social, ele militou nos movimentos sociais e é um dos fundadores do bairro da União. Ingressou na política partidária como vereador em 1982 e exerceu cinco mandatos de deputado estadual. Foi secretário da Mesa Diretora e líder do PR na Aleam. Foi, por duas vezes, secretário de ação social, do Estado e do Município, e presidente do Instituto Estadual do Bem Estar do Menor (Iebem), nos governos de Gilberto Mestrinho e Alfredo Nascimento, respectivamente.
Doutor Gomes (PSD)
Francisco do Nascimento Gomes nasceu em Cruzeiro do Sul no Acre em 8 de setembro de 1956. Gomes é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pós-graduado em Medicina do Trabalho (Gama Filho); cursou Filosofia – Ufam (incompleto); cursou Teologia pela Universidade Batista do Amazonas (incompleto); cursou Direito pela Universidade Paulista – Unip (incompleto). Atualmente, Doutor Gomes segue no quinto mandato como vereador de Manaus e em janeiro de 2015 assume vaga na Assembleia Legislativa. Entre os anos 2003 e 2006 foi suplente de deputado federal.

Augusto Ferraz (DEM)
José Augusto Ferraz de Lima tem 52 anos e nasceu Tarauacá (AC). Ferraz é empresário e tem ensino superior incompleto. Em 2012, Augusto Ferraz foi candidato a Vereador e ficou como suplente em Manaus pelo DEM na coligação Renova Manaus. No pleito de 2012, ele obteve 2.100 votos (0,22%).

Orlando Cidade (PTN)
Natural de Manicoré (AM), o empresário Orlando Cidade tem 61 anos de idade e ensino superior completo. Em 2009, ele foi eleitor deputado estadual e vem exercendo mandato parlamentar na Assembleia Legislativa do Amazonas.

G1 – Manhuaçu Notícia

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *