segunda-feira, abril 22, 2024
Região

O Rio Manhuaçu está secando

Manhuaçu

– Água fonte de vida, mas de acordo com pesquisas realizadas no país e no mundo; a água potável está acabando. O desmatamento é o único responsável por isto. Cada árvore cortada significa menos água, mais catástrofes. A agressão do homem a natureza se voltará para ele mesmo.

Mata Amazônica

A mata Amazônica o maior Pulmão do mundo está sendo devastada assustadoramente, sem contar as matas do resto do país que praticamente desapareceram, dando lugar as construções e enormes pastagens que em grande parte observa-se a não existência de uma cabeça de gado se quer.

Matas de Topo

Nota-se que são pouquíssimas as matas de topo, responsáveis por conter a água da chuva. Tendo ela a função de filtrar para o solo toda a água da chuva evitando que venha causar enchentes, além de purificar o ar que respiramos tomando para si o gás carbônico e nos proporcionando o oxigênio.

A Importância das Árvores

A importância das árvores, das matas que são ensinadas nas escolas desde o Pré-escolar foram esquecidas pelos os adultos inconsequentes, gananciosos. Os governantes que possuem o poder nas mãos, nada fazem.

Matas Ciliares

Outro fator importante são as matas ciliares, matas estas formadas as margens dos rios. A preservação da mata ciliar protege os rios de lixos levados pela a água da chuva. Hoje, percebe-se que os rios então secando, havendo mortandade de peixes, o ar cada vez mais poluído e prevenções que resolva esta situação inexistentes.

Catástrofes

Quando se fala em catástrofes causadas pelas enchentes, vidas ceifadas, esquecem que isto nada mais é que a resposta as agressões causadas a natureza. A conscientização seria a solução para que no futuro as nações possam sobreviver, uma vez que ar puro e água é fundamental a sobrevivência do ser vivo.

Os seres vivos irão morrer por asfixia? Ou por sede?

O Rio Manhuaçu não se encontra em melhores condições que os demais rios do país e do mundo. É alarmante sua situação, em alguns pontos do Rio Manhuaçu percebe-se que ele não possui meio metro de profundidade, além de estar super. poluído causando a mortandade de peixes. Pessoas construíram as margens e vão invadindo cada vez mais o leito do rio. As águas dos rios não invadem casas, elas só utilizam o espaço que as pertencem.

Marta Aguiar – Manhuaçu Notícia

 

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *