sexta-feira, abril 19, 2024
Região

Humanização na Saúde da Família – ESF Nossa Senhora Aparecida

Manhuaçu

– Encerrando a primeira semana, dentro da sequência de matérias sobre o trabalho realizado pelos profissionais de saúde em cada Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município, a equipe da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Manhuaçu prossegue com a reportagem sobre os procedimentos realizados no ESF do bairro Nossa Senhora Aparecida.

A unidade de saúde conta com um médico, uma enfermeira, uma técnica em enfermagem, uma auxiliar administrativa, dez agentes comunitários, uma dentista, uma auxiliar de dentista e uma auxiliar de serviços gerais. Estes profissionais são responsáveis pelo atendimento a pelo menos 4.362 usuários que moram nos bairros Nossa Senhora Aparecida e São Francisco de Assis.

Deste total de usuários, pelo menos 48 são gestantes, 119 diabéticos e 316 hipertensos. A demanda de remédios chega a mais 1,5 mil comprimidos distribuídos semanalmente. Para facilitar o atendimento dos usuários que moram no São Francisco de Assis, todas as quintas-feiras uma equipe de saúde vai até o local para cuidar especialmente das pessoas que têm maiores dificuldades de locomoção.

Para a coordenadora do ESF Nossa Senhora Aparecida, Sandra Rodrigues, o objetivo do trabalho é melhor atender todos os usuários, levando dignidade no atendimento em saúde. “Somos 16 pessoas empenhadas em levar o melhor para o cidadão. Estamos ativamente nas comunidades onde atuamos, o que nos proporciona adentrar nas residências com muito respeito. O mais importante de tudo é que os moradores destes bairros reconhecem o nosso trabalho. Temos uma demanda muito grande perto da equipe que temos, mas estamos dando o melhor de nós para poder atender a todos”, explicou Sandra.

PROJETOS

No ESF Nossa Senhora Aparecida são desenvolvidos vários projetos que visam melhorar o atendimento aos usuários. A assistente administrativa Renata Kelly Andrade Couto Veloso explica que “além dos atendimentos comuns, temos várias atividades em parceria com os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Dentre eles o grupo de reabilitação com fisioterapeuta e o grupo de atividades terapêuticas com educador físico”, completou.

Além dessas atividades, o ESF Nossa Senhora Aparecida conta com projetos como o grupo de insulino dependentes, grupo de orientação familiar, puericultura, grupo hiperdia . “Todas essas atividades são executadas também com palestras e demais orientações aos pacientes. Nestes grupos, os usuários têm acesso a informações que os ajudam a lidar com suas doenças ou problemas familiares, servindo como forma de prevenção. Também fazemos exames para acompanhar o trabalho dos profissionais”, comentou Renata.

MÉDICO E DENTISTA

A dentista Juliane Pimentel Ferreira e o médico Silas Galdino Júnior trabalham no ESF Nossa Senhora Aparecida. Segundo eles, a atuação dos profissionais de saúde é fundamental na vida dos usuários que moram nos dois bairros. “Pelo menos 250 pessoas são atendias mensalmente aqui. Fazemos a intervenção primária, com restaurações, limpeza e extração de dente. Quando um paciente chega com dor, fazemos o alívio e o encaminhamos ao SUS também para fazer canal. Além disso, temos palestras e aplicação de flúor. Vamos até as escolas e creches fazer este trabalho preventivo”, explicou Juliane.

Já Silas afirma que “são feitas assistências para crianças, adultos e idosos que são hipertensos, diabéticos ou gestantes. Cada pessoa se encaixa em uma dessas classificações. Como temos muitos atendimentos agendados, alguns chegam com mais urgência, mas também são atendidos, mesmo que seja somente pela enfermeira, que tem todo um protocolo a ser seguido, já que ela foi capacitada para tanto. Um trabalho muito importante que fazemos é o atendimento aos pacientes no São Francisco de Assis, uma vez que a demanda aumenta a cada dia e precisamos atender a todos da melhor maneira possível”, argumentou o médico.

Tanto a dentista quanto o médico afirmam que os pacientes são muito carentes, o que demanda ainda mais um serviço de qualidade e atenção. “Eles precisam muito da educação primária para que as doenças sejam até mesmo evitadas e é exatamente este o nosso trabalho. Intervir nos casos em que demanda de atendimento primário e, principalmente, tentar evitar que a doença chegue no paciente”, argumentou Juliene.

USUÁRIOS APROVAM ATENDIMENTO

Nelson de Araújo Ribeiro é um dos usuários que aprovam o atendimento no ESF Nossa Senhora Aparecida. Ele faz acompanhamento com fisioterapeuta e afirma estar satisfeito com os profissionais que cuidam de sua saúde. “Não tenho nada do que reclamar. O pessoal do postinho nos atende muito bem, com muita humildade e nos ajuda muito. Eu mesmo faço acompanhamento médico há muito tempo e sempre fui bem atendido”, disse.

O usuário Sebastião Garcia também elogiou os trabalhos dos profissionais do ESF Nossa Senhora Aparecida. “Temos profissionais que nos ajudam muito. O Dr. Silas, que é o nosso médico, é muito competente. Só tenho a agradecer pelo carinho de todos comigo aqui no postinho”, finalizou.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu – Manhuaçu Notícia

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *