quinta-feira, abril 18, 2024
Região

Começa etapa Microrregional do JEMG 2014 em Manhuaçu

Manhuaçu

– Começou nesta terça-feira (13) a etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais 2014. O evento esportivo é promovido pela Secretaria de Estado de Esporte e Juventude em parceria com a Superintendência Regional de Ensino e o Governo Municipal de Manhuaçu. Todos os jogos serão disputados na cidade polo do café na região.

Participarão da etapa de Manhuaçu cerca de 800 atletas de 15 cidades. Nesta etapa microrregional 32 escolas competem nas modalidades de Basquete, Futsal, Handebol, Vôlei e Xadrez. Os municípios participantes da etapa microrregional em Manhuaçu são: Alto Jequitibá, Chalé, Conceição de Ipanema, Lajinha, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Matipó, Mutum, Reduto, Santa Margarida e São João do Mantimento. Participam da competição estudantes do ensino fundamental (12 a 14 anos) e médio (15 a 17 anos).

CERIMÔNIA DE ABERTURA

Participaram da cerimônia de abertura, ocorrida no Ginásio Poliesportivo Oswaldo Sad, o secretário municipal de Esporte e Lazer de Manhuaçu, Victor Rocha; representante da Secretaria de Estado de Esporte e da Juventude (SEEJ), Silas Lacerda; a presidente e vice-presidente da Associação de Professores de Educação Física de Manhuaçu e região (APEF), Érica Prata e Priscila Matias Quiel, respectivamente; a diretora da Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu, Patrícia Luciene Lima Fialho.

Estiveram presentes ainda secretários municipais do Governo de Manhuaçu, além do prefeito municipal de Luisburgo, José Carlos Pereira; o prefeito municipal de Santa Margarida, Geraldo Magela Henrique “Geraldo Leão” e o vice-prefeito de Lajinha, Antônio Sérgio da Silva.

A Banda do 11° Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais abrilhantou o evento. Com vasto repertório de músicas que marcaram época, os militares agitaram o público presente. A Banda também responsável por entoar o Hino Nacional Brasileiro. Antes, as delegações de 11 municípios vizinhos, incluindo a de Manhuaçu, desfilaram na quadra do Ginásio. Quem também abrilhantou o espetáculo de abertura foram os alunos do programa AABB Comunidade, que apresentaram um lindo número de dança hip-hop. Em seguida, foi a vez de alunos da escola de Ribeirão de São Domingos, distrito de Santa Margarida, apresentarem dança artística.

Momentos marcantes do JEMG, que acontece entre os dias 13 e 17 de maio, foram a passagem da tocha olímpica e acendimento da pira, executada pelo aluno-atleta Marcos Lopes, da Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho, e o juramento dos atletas, que foi entoado pela aluna-atleta Débora Caroline Heringer, do Colégio Tiradentes.

GOVERNO MUNICIPAL COMEMORA

De acordo com o secretário municipal de Esportes, Victor Carneiro Rocha, “é neste tipo de evento que mora o futuro dos nossos jovens e atletas, tanto no âmbito coletivo, quanto individual. Através das modalidades representadas nos jogos, percebemos que há uma evolução dos adolescentes dentro das instituições de ensino. Acredito que com uma visão esportiva e educacional do JEMG, temos muito a contribuir e desenvolver esses alunos-atletas a se tornarem cidadãos de verdade no futuro”, argumentou.

O JEMG é mais um dos vários eventos esportivos promovidos e/ou apoiados pelo Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Esportes. Victor afirma que a expectativa para o esporte em Manhuaçu este ano é a melhor possível. “Além do JEMG, estamos realizando as semifinais do Campeonato de Bairros, Séries A e B. Em breve, vamos inaugurar outros locais para a prática de esportes na cidade, como a pista de Bicicross. Está nos nossos planos também desenvolver atividades em praças públicas voltados para a terceira idade. Tudo isso é fruto de um trabalho árduo da Secretaria dentro de um planejamento. Só em 2013 foram 55 eventos esportivos. Este ano, vamos ampliar este número”, finalizou Victor.

AUTORIDADES

O representante da Secretaria de Estado de Esporte e Juventude, Silas Lacerda, explica que os jogos escolares se tornou tradicional em Minas Gerais. “A cada ano que passa, o Governo do Estado visa incentivar cada vez mais a prática esportiva. Queremos chegar ainda a participação de 100% dos municípios mineiros. É uma competição em nível escolar que preza pela participação dos educandos. O objetivo não é formar atletas, mas sim educacional e social, ou seja, que se tornem cidadãos brasileiros”, explicou Silas.

A superintendente regional de Ensino de Manhuaçu, Patrícia Fialho, endossou as palavras de Silas. Segundo ela, “o JEMG é um programa que contribui pedagogicamente e desenvolve talentos dos participantes. Além disso, contribui para a formação social dos nossos alunos. Esta é uma oportunidade que eles têm para interagirem. O reflexo dessa relação entre eles nas escolas é muito positivo. Temos números que traduzem resultados deste sucesso. Um exemplo é a diminuição da evasão escolar, fenômeno este que lutamos constantemente em nossas escolas”, felicitou Patrícia.

Também presente à cerimônia de abertura, a presidente da Associação de Professores de Educação Física de Manhuaçu e Região (APEF), Érica Prata, ressaltou a importância do JEMG sendo realizado na cidade. “Através do esporte conseguimos trabalhar com os alunos todas as noções de cidadania. O jogo não é apenas ganhar, mas também respeitar, compartilhar e vivenciar. Esta inteiração entre alunos de escolas diferentes é muito importante, pois são experiências que eles levarão para a vida toda”, comentou Érica.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu – Manhuaçu Notícia

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *