Amapaense de 9 anos é finalista em concurso de redação dos Correios

– A aluna Carine Bianca, de 9 anos, está no 5º ano do ensino fundamental da escola Santa Maria, no bairro Cabralzinho, Zona Oeste de Macapá é uma das mais de três mil estudantes que participaram do Concurso Internacional de Cartas dos Correios, no Amapá. A amapaense é uma das mais jovens do Brasil classificada para a final do concurso de redação. O resultado foi divulgado na terça-feira (8) e a final está marcada para 22 de abril.

Com o tema ‘O que a música influência na sua vida’, o concurso classificou três candidatos no Amapá. Carine ficou na segunda colocação, sendo a primeira entre os alunos de ensino médio e fundamental das escolas públicas e particulares que participaram.

A jovem estudante disse que conseguiu ser finalista inspirada pela música “Tarumã”, tema da redação que escreveu. A letra foi composta pelos artistas amapaenses Amadeu Cavalcante e Osmar Jr.

“É uma música que fala do que eu gosto na cidade e das belezas naturais do nosso estado. Quando vi o resultado do concurso, fiquei surpresa. Na hora de fazer a carta, eu usei apenas um lápis, escrevi e pensei em Deus para ganhar”, comemorou a estudante.

O resultado, segundo a professora Adailza Pimentel, de 33 anos, é fruto de um conjunto de esforços. “Nós mobilizamos a escola. Todos tiveram uma preparação, inclusive os professores, que ajudaram os alunos. A vitória da Carine reflete todo esse processo anterior”, disse.

Carine diz que é fã de leitura. Ela conta que em casa costuma ler histórias infantis para passar o tempo. O hábito pela leitura sempre foi incentivado pela mãe, a professora Marivalda Rodrigues, de 32 anos.

“Ela sempre gostou de ler. Fiquei muito emocionada quando soube do resultado porque ela merece ganhar uma premiação dessa”, afirmou a mãe.

Como finalista, Carine Bianca vai viajar para Brasília para acompanhar o anúncio do vencedor nacional, marcado para ocorrer em 22 de abril. Além da viagem, a estudante ganhou uma câmera digital e certificado. As escolas em que estudam os primeiros colocados de cada estado receberão um computador.

Concurso

É a 43ª vez que o Concurso Internacional dos Correios acontece. O concurso é promovido em todo o mundo pela União Postal Universal (UPU). Em 2013, a competição recebeu 3.660 cartas escritas por estudantes de até 15 anos, de mais de 2 mil escolas públicas e particulares de todo o Brasil. O concurso é composto por quatro etapas: escolar, estadual, nacional e internacional, que tem como participante os vencedores de cada país.

G1 – Manhuaçu Notícia

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.