quinta-feira, abril 25, 2024
Região

OAB Manhuaçu lança projeto social nas escolas públicas

Manhuaçu

– Na manhã desta terça-feira (8), o presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos, acompanhado do advogado Fábio Alves Bráulio se reuniu com os vice-diretores da Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho, Clóvis Dornelas Filho e Ivone Ribeiro Muniz, com a finalidade de planejar ações para implantação do projeto “OAB vai à Escola”. Durante o encontro restou ajustado que a aludida escola será o primeiro educandário da rede pública de ensino estadual de Manhuaçu que receberá o projeto, o que ocorrerá no próximo dia 15/04, às 08h. O objetivo é levar aos adolescentes noções de direito, cidadania e democracia.

Esse é o papel principal do projeto “OAB vai à escola”. Com 85 anos de existência, a Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho é uma das mais antigas da cidade. Aproximadamente 1,8 mil alunos adolescentes estudam no educandário, que está entre os cinco maiores do Estado de Minas Gerais. Para a vice-diretora, Ivone Ribeiro Muniz, as palestras ministradas pelos advogados, através do projeto “OAB vai à Escola”, será importante para conscientizar os alunos. “Se faz necessário mostrar aos adolescentes que eles têm um papel a cumprir na sociedade. Esses rapazes e moças precisam ter contato direto com valores, direitos e deveres fundamentais para que possam crescer e se tornarem cidadãos do bem. Essa troca de experiências com uma entidade respeitada como a OAB será de suma importância para os jovens”, comentou Ivone.

O vice-diretor, Clóvis Dornelas Filho, lembra as dificuldades diárias que diretoria e professores passam no árduo trabalho de educar adolescentes. “Como na maioria das escolas da rede pública do Brasil, temos casos de uso e consumo de drogas e violência. Por isso sentimos a necessidade de poder interagir com uma entidade como a OAB, que vai transmitir aos alunos a importância da cidadania. Se a estrutura familiar desses jovens está comprometida, precisamos unir forças para que o sonho destes meninos e meninas não termine no mundo do crime”, criticou Clóvis.

Segundo o presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos, “o OAB vai à Escola é um serviço social que será disponibilizado pela Subseção às escolas da rede pública de ensino. O projeto visa aproximar o advogado da sociedade, da escola e da família. O principal objetivo é levar aos estudantes do ensino médio noções de cidadania e demais temas legair relevantes à vida e ao cotidiano da população, auxiliando também os educadores na formação de cidadãos conhecedores de seus direitos e deveres. Esse serviço será realizado por meio de palestras”, citou.

Ele explicou que “o projeto OAB vai à Escola, visa promover uma série de palestras nas escolas públicas, durante os próximos meses. A proposta é orientar os adolescentes para a convivência social, com base nos parâmetros da democracia, a fim de contribuir para o seu desenvolvimento intelectual e moral e, ainda, incentivar o exercício da cidadania. A OAB Manhuaçu tem um compromisso com a sociedade e por isso estamos preocupados com o futuro de nossos jovens e crianças e o projeto OAB vai à Escola com certeza pode auxiliar na educação deles”, comentou.

Ele acrescentou ainda que o projeto tem o papel de somar com a escola no sentido de reduzir os conflitos de caráter interpessoal, familiar e social. “É preciso que enfrentemos graves questões relacionadas ao nefasto uso de bebidas e drogas por crianças e adolescentes, às indesejadas formas de bullying e a crescente e lastimável violência urbana, como sérios exemplos dos conflitos sociais existentes em nossa sociedade”, finalizou.

Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu – Manhuaçu Noticia

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *