Câmara apoia Instituto Caminhar na busca por sede

Manhuaçu

Por (Ass. de Comunicação)

– Educação se compromete a ceder espaço no CAIC para funcionamento da instituição. A Câmara de Vereadores se empenha para uma resposta rápida à luta do Instituto Caminhar na busca por uma sede para atendimento aos adolescentes em Manhuaçu. Na continuidade ao compromisso firmado pelo Presidente Maurício de Oliveira Júnior com os voluntários deste projeto social no último dia 26 de Fevereiro, foi realizada hoje, Quinta-feira (06), uma reunião na Secretaria Municipal de Educação para tratar deste assunto.

A reunião ocorreu na parte da manhã, envolvendo as presenças do Presidente da Câmara, Maurício Júnior; Presidente do Instituto Caminhar, Fabrício Vieira (Agente Vieira); Coordenador do Comissariado de Menores, Flávio Lacerda, e da Secretária de Educação, Gelvânia Câmara Marques. Na oportunidade, foi exposto o trabalho realizado pelo instituto, a quantidade de adolescentes atendidos no município – 200 jovens participantes – e as dificuldades encontradas por esta entidade, por não ter um local de funcionamento.

Para se ter uma ideia destes esforços, em edição publicada hoje, um jornal de circulação regional apresentou reportagem em que os voluntários do Instituto Caminhar revelaram a falta de apoio da sociedade com o trabalho preventivo desenvolvido junto aos jovens pela instituição filantrópica e a possibilidade de haver até mesmo uma passeata em protesto, caso nada fosse feito.

Ao tomar conhecimento desta necessidade, o Presidente Maurício Júnior solicitou a realização desta reunião na Sec. de Educação, no intuito de expor esta demanda à Secretária e requerer o que o município pode disponibilizar.

Na reunião de hoje, a Secretária Gelvânia Câmara se comprometeu a ceder espaço da quadra da EM São Vicente de Paula (Caic) para que o Instituto Caminhar atenda aos jovens. Ainda de acordo com Gelvânia, será disponibilizado o atendimento de pedagoga e aulas de informática aos jovens, por meio do CTC (Centro de Tecnologia em Computação)– Programa do Governo Estadual em parceria com o município, implantado em Manhuaçu com o apoio da Câmara de Vereadores, que aprovou Projeto de Contratação de seis profissionais para esta finalidade. Também foi solicitada à Secretaria a disponibilidade de um educador físico para o desenvolvimento de atividades com os adolescentes. “Ficamos felizes em colaborar com este trabalho, porque a sociedade tem uma demanda muito grande com nesta área social, e, o trabalho preventivo é o melhor, porque é melhor prevenir do que curar. Então, somos parceiros nesta ação.

A Secretaria irá oferecer não somente o local, mas aquilo que for necessário para que esta iniciativa possa se desenvolver, porque vemos isto como um ganho para os adolescentes e as famílias de Manhuaçu”, mencionou a Secretária de Educação. Para o Presidente do Instituto Caminhar, Agente Vieira, “o trabalho que realizamos é de prevenção, ajudando adolescentes, família, escola e a sociedade de Manhuaçu. Atuamos com a faixa etária entre 12 e 17 anos, recebendo inclusive jovens indicados pelo Conselho Tutelar, Vara da Infância e da Juventude, além dos adolescentes do Programa Casa Lar. […] Tivemos opções de espaço aqui hoje, e, inicialmente, optamos pelo CAIC”.

O Coordenador do Comissariado de Menores, Flávio Lacerda, considera que o Instituto Caminhar como “um dos trabalhos mais focados na recuperação de menores e de apoio à família que devem ser destacados no município. Presenciamos este apoio da Câmara de Vereadores, representada pelo Presidente Maurício Júnior, e da Sec. de Educação, a esta iniciativa que é um referencial para Manhuaçu”. O Presidente Maurício Júnior evidenciou o apoio da Câmara com esta iniciativa social. “Temos nos posicionado ao lado do povo, da comunidade e também ao lado das crianças e adolescentes de Manhuaçu. O Instituto Caminhar desempenha um trabalho muito bonito, um trabalho social. As crianças são tiradas das ruas, da ociosidade e têm acesso a conhecimentos de ética, moral e cidadania, além da preparação para o ingresso no mercado de trabalho, o que é fundamental. Então, a Câmara está solidária. Estamos aqui para trabalhar juntos, somar forças.

Tivemos uma reunião muito positiva com a Secretária de Educação, que manifestou apoio ao Instituto Caminhar cedendo, além do espaço, os cursos de informática do CTC. […] O Poder Público tem que ser parceiro de quem trabalha certo, de quem faz bonito.

[…] Tenho colocado ao Presidente do Instituto nossa preocupação com a regularização do menor-aprendiz junto ao Ministério do Trabalho e Emprego. É importante que tudo seja feito dentro da legalidade para que haja bons frutos do trabalho pesado. O Instituto Caminhar surgiu há cerca de três anos, a partir do trabalho voluntário de agentes penitenciários que dedicaram tempo para a nobre missão de proteger adolescentes de mazelas sociais, por meio de uma atuação social consistente. A iniciativa surgiu nos distritos de Vilanova e de São Sebastião do Sacramento, e, há um ano, funciona também na cidade

Manhuaçu Notícia

 

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *