segunda-feira, abril 22, 2024
Editorial

Volta ao passado “Que país é este”?

Por Marta Aguiar

– Não dá para entender os governantes deste país; foram tantos investimentos para manter o homem do campo no campo, eletrificação, programa de habitação rural e escolas, no entanto agora a situação se reverte.

Com esta de nuclear, o que seria perfeito se o país fosse um país de primeiro mundo, mas em um país como o nosso onde não tem se quer estradas pavimentadas e muito menos ônibus para transportar crianças de 05, 06 anos em segurança principalmente em dias de chuva em que, nem carros pequenos conseguem trafegar a menos que coloquem corrente nas rodas.

Salas mult-seriadas não deveria existir, porém, poderia ter professores para atender nas zonas rurais, mas se não tem é porque profissionais dessa área vem desistindo de lecionar. Existe um número enorme de professores mudando de profissão. Tem professores que deixaram as salas de aula para serem enfermeiros, lavradores, carpindo e colhendo café, auxiliares de serviços gerais e etc,… tudo isto porque ser professor neste país é para quem quer morrer de fome. Os que ainda não abandonaram a profissão tem que pegar 03 à 04 turmas para conseguir sobreviver.

Hoje, o número de pessoas analfabetas é enorme e vergonhoso dada as dificuldades existentes no passado. Não havia escolas nas zonas rurais, muitos deixaram o campo e vieram para a cidades para estudar os filhos, pais analfabetos que queriam um futuro melhor para seu filhos. Com isto as cidades incharam, a produção agrícola caiu, desemprego, as escolas urbanas passaram a não atender a demanda, tiveram que construir mais e mais escolas.

O que parecia estar resolvendo este problema está indo por terra; o homem do campo voltará a migrar para as cidades para que os filhos possam estudar. Voltará à faltar escolas, as cidades incharão e faltará trabalho para que as pessoas possam sobreviver com o mínimo de dignidade.

Manhuaçu Notícia

 

 

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *