Palestra sobre doação de sangue no CEM
Manhuaçu
Alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio do CEM (Centro Educacional de Manhuaçu) acompanharam palestra sobre doação de sangue, na manhã desta terça-feira, 03. O momento conduzido pelas responsáveis pelo Setor de Captação e Cadastro do Hemonúcleo de Manhuaçu (Fundação Hemominas), Maria Goreth de Oliveira Sobreira e Maria José Moreira, foi considerado muito esclarecedor para os estudantes.
Todos os aspectos relacionados à doação foram explanados no decorrer do encontro, como os procedimentos relacionados à verificação da saúde do doador, o planejamento para a suficiência do estoque e as campanhas de incentivo à doação. Atentos, os educandos fizeram diversas perguntas, aprofundando seus conhecimentos.
De acordo com Maria Goreth, este contato com os jovens possibilita um importante trabalho de conscientização, gerando multiplicadores – pessoas formadoras de opinião que farão a diferença em sociedade colaborando com esta causa vital.
Atualmente, o Brasil tem cerca de 3,5 milhões de doadores, o que representa 2% da população do país. Apesar do aumento, a média ainda está abaixo dos 3% dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde.
O Núcleo Regional do Hemominas de Manhuaçu iniciou suas atividades em dezembro de 1992. A atual sede foi inaugurada em 2005 e está localizada à Rua Frederico Dolabela, 289, próximo ao Hospital César Leite.
A unidade é responsável pelo fornecimento de hemocomponentes à microrregião de Manhuaçu e entorno, abrangendo 19 municípios – sendo nove agências transfusionais e sete assistências hemoterápicas. O hemonúcleo conta com aproximadamente 37 mil doadores cadastrados, sustentando a demanda de aproximadamente 600 transfusões / mês.
(Assessoria de Comunicação) Manhuaçu Notícia