Lichia em calda produzida em Ibatiba é destaque na GranExpoES 2013

Ibatiba

– O produtor Marcos Eduardo Poubel cultiva a fruta há dez anos e há dois anos decidiu criar alternativas para agradar o consumidor

Entre as novidades apresentadas na 37ª GranExpoES – Exposição Estadual Agropecuária, realizada no Carapina Centro de Eventos até o próximo domingo (11), está a exposição e degustação da lichia em calda produzida pela agroindústria de Ibatiba, Produtos Poubel. O empreendimento é associado à Geturi – Associação Gestora do Turismo Rural de Ibatiba e também compõe o Circuito Caminhos dos Tropeiros.

A lichia, considerada uma fruta exótica no mercado brasileiro, é cultivada há dez anos pelo produtor Marcos Eduardo Poubel, que há dois anos decidiu, além de vendê-la in natura, criar alternativas para agradar o consumidor. “As frutas que eu não conseguia vender, por apresentar algum defeito na casca e não eram aceitas pelos compradores, mas que estavam boas para o consumo, decidi reaproveitar na forma de polpas para suco e calda com vinho branco. A ideia da calda agradou e hoje tenho uma boa distribuição”, conta.

 

Ainda de acordo com o produtor, no período de safra são colhidas cerca de oito toneladas de lichia e a expectativa é de aumento na produção nos próximos anos.

Tomate seco, frutas desidratadas e mel são outros produtos da agroindústria que podem ser encontrados nos empreendimentos turísticos associados à Geturi, além de supermercados da região do Caparaó.

Outras informações: Produtos Poubel – 28 3543-0265 / 28 9969-9616.

 

Sobre a Geturi

 

A Geturi vem trabalhando pelo desenvolvimento do turismo na região do Caparaó e na consolidação e divulgação do Circuito Caminhos dos Tropeiros. Atualmente, a entidade é composta por empresários e empreendedores do setor turístico de Ibatiba, Iúna, Irupi e Muniz Freire.

 

A Geturi promove outras iniciativas para desenvolver o turismo e a cultura tropeira local, como o Pouso da Tropa, que já caminha para a 6ª edição. O evento em Ibatiba, onde são realizadas apresentações musicais, com sanfona e moda de viola e rodízio de contadores de causos, que garantem risos e provocam curiosidade nos participantes.

 

Outra iniciativa promovida pela Associação é a Caminhada no Caminho dos Tropeiros, realizada anualmente (este ano aconteceu no dia 21 de abril), reunindo turistas e moradores da região. Realizada há nove anos, a Caminhada já se tornou uma tradição no calendário dos municípios do entorno e envolve antigos tropeiros da cidade, resgatando carros de boi, que acompanham os caminhantes, e promovendo a divulgação dos costumes e tradições do tropeirismo.

 

Circuito Caminhos dos Tropeiros – ppções de hospedagem, gastronomia e passeios

 

–Pousada e Restaurante Chácara 3G – Suítes para casal ou grupos (com TV e frigobar), piscina, playground, salão de jogos, passeio de charrete e restaurante. Localização: BR 262 – Km 152, Córrego São José do Meriti, Ibatiba. Contatos: (28) 9955-4070 Admilson / (28) 9944-8501 Luzitana ou chacara3g@hotmail.com, www.pousada3gibatiba.com.br. Diária a R$ 120,00 (casal).

 

Mata da Onça Lazer e Eventos – hospedagem para grupos, com piscina, sala de jogos, trilha na mata e mirante. Localização: BR 262 – Km 163, Ibatiba. Contatos: 28 9905-3894 e matadaonca@hotmail.com.

 

Passione Restaurante – Funciona de quinta a sábado à noite (a partir das 18h). Cardápio composto por massas e molhos caseiros, petiscos regionais, sucos naturais, drinks e vinhos. Aberto aos domingos com almoço ítalo-caipira no fogão à lenha. Localização: Rodovia Mickeil Chequer – ES 185, km 16, Iúna/Irupi. Contatos: 28 3545-1577 / 28 9999-1834 ou passionerestaaurante@gmail.com.

 

Restaurante Vovó Rosinha – restaurante rural com comida tropeira no fogão à lenha e produtos da agroindústria: carne-na-lata, torresmo, embutidos, entre outros. Oferece ainda lagos para pesca, mata nativa com animais silvestres e trilhas. Funciona apenas aos domingos para almoço (nos demais dias mediante reserva). Localização: Córrego da Cambraia, a 4 km do centro de Ibatiba. Contato: 28 9981-7426.

 

Cafeteria Casa do Café Teeiro – cafeteria rural, com produtos caseiros, cafés especiais, broas de melado, bolos, pão de queijo, licores, geléias e compotas feitas artesanalmente. Localização: BR 262 – km 180, Ibatiba. Contatos: (28) 3548 – 3037 / (28) 9886-1395.

 

Floricultura Nascente das Flores – produção e venda de diversas flores exóticas, como copo-de-leite branco e verde, sorriso, helicônias, entre outras. Localização: Córrego do Facão, a 6 km do centro de Ibatiba. Contatos: (028) 9938-7478 / (028) 9955-8656.

 

Sítio Toinzé – turismo pedagógico, lazer com trilha ecológica, mirante, fauna e flora da região. Visita agendada. Localização: Córrego da Figueira, Iúna. Contatos: 28 8113-0568 e sitiotoinze@hotmail.com.

 

Sítio Novo Horizonte – produção de frutas especiais como: nectarina, ameixa e pêssego, entre os meses de outubro a janeiro (sob consulta). Venda de frutas in natura e produtos da agroindústria: doces, compotas, geléias, picles e conservas de palmeira real. Localização: BR 262, km 147, Alto Norte, Ibatiba-Muniz Freire. Contatos: 28 9905-4676 e roni.snh@hotmail.com

 

Produtos Poubel – agroindústria artesanal de desidratados (tomate seco, cogumelo Shiitake e frutas, como abacaxi, laranja e manga). Produção de lichia in natura e compota. Contatos: 28 3543-0265 / 28 9969-9616 e sac@produtospoubel.com.br.

Silvia Goulart – Manhuaçu Notícia

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.