quinta-feira, abril 18, 2024
Região

ONG Bicho não é lixo comemora resultado

Manhuaçu

 

– A ONG Bicho não é Lixo está a mais de um ano desenvolvendo trabalhos de conscientização no cuidado com os animais. A entidade é parceira do canil municipal e auxilia nos cuidados dos animais que são abandonados.

O canil municipal foi reativado no ano passado a pedido do Ministério Público e foi adquirido um carro de apreensão e uma máquina de chip pela Prefeitura de Manhuaçu, mas a atividade teve que ser interrompida, no final de 2012, por falta de veterinário para atuar no local.

O atual Governo, no início do ano, encaminhou um projeto de lei para a Câmara de Vereadores criando esse novo cargo, o que viabilizou a contratação do PARCERIA ENTRE A ONG E GOVERNO MUNICIPAL.

Desde maio deste ano, o veterinário Leandro Carvalho Reis está atendendo ao canil municipal e destaca que a principal atividade do canil hoje é recolher os animais que estão abandonados na rua. Ao ser recolhido ele é vermifugado e castrado. Algumas mudanças foram implementadas, como por exemplo, a ração que hoje é utilizada tem uma qualidade melhor com preço mais acessível.

O canil municipal tem enfrentado diversas dificuldades, uma delas é a infraestrutura. O local onde está situado não é adequado, mas este ano o Governo municipal disponibilizou cinqüenta mil reais para melhorias do ambiente.

O presidente da ONG Bicho não é Lixo, Adimar Damasceno Breder, está sempre presente acompanhando o trabalho da Vigilância Ambiental junto ao canil e reforçando o dialogo entre a Organização e a Prefeitura. “A gente sabe que ainda há muito para ser feito e o trabalho da ONG é auxiliar para que não aconteçam os maus tratos com os animais” – destacou o diretor.

Neste mês, durante a campanha de vacinação de animais, a ONG distribuiu cartilhas nos pontos de vacinação. Em agosto, a campanha acontecerá nas escolas.

O fisioterapeuta, especialista em acupuntura, Fábio Mendes, é também membro da diretoria da ONG e ressalta que a expectativa é mobilizar a população com campanhas educativas, além de sugerir melhorias para o canil municipal com conceitos novos que leva em consideração o bem estar do animal.

Segundo a sub-secretária da ONG, Neima Rosa Lopes Silva, o trabalho é intenso e tem evoluído a cada dia. Ela anunciou que tem sido realizada uma experiência nova na cidade com o cultivo de ervas medicinais direcionadas ao tratamento de animais que chegam enfermos.

Aletheia Menks Manhuaçu Notícia

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *