Croácia entra na União Europeia com terceira maior taxa de desemprego do bloco

Croácia

– A Croácia, que  na segunda-feira (1º) passará a integrar a União Europeia (UE), tem uma taxa de desemprego de 18,1%, a terceira mais alta entre os Estados-Membros, e um poder de compra 39% abaixo da média europeia.

Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), a economia croata encolheu 2% em 2012. A Croácia, que será o 28º Estado-Membro da UE, tem 4,4 milhões de habitantes.

De acordo com dados divulgados pelo Eurostat, órgão oficial de estatísticas do bloco econômico, a taxa de desemprego atingiu, em abril, 18,1%, um valor superior à média europeia (11,1%) e o terceiro mais alto, depois de Espanha (26,8%) e da Grécia (27%), em uma tabela em que Portugal ocupa a quarta posição (17,8%).

A taxa de desemprego entre os jovens (menos de 25 anos) fixou-se, em abril, nos 51,8%, também acima da média europeia (23,7%).

Os dados do gabinete oficial de estatísticas comunitárias indicam também que, em 2012, o poder de compra dos croatas era 39% inferior à média dos demais integrantes da UE, existindo apenas dois países onde os cidadãos eram, em média, mais pobres: Romênia e Bulgária.

Agência Brasil – Manhuaçu Notícia

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *